Depois de quase 15 anos no mercado, o Android enfim vai mostrar quais aplicativos estão instalados no "background" do seu celular, no Android 14. São programas adicionados sem o consentimento expresso do usuário, geralmente vindo diretamente da fabricante do aparelho, ou de outros apps que podem disseminar malwares.
Esse tipo de instalação pode acontecer para os apps adicionarem extras necessários para seu funcionamento, mas em muitos casos são apenas considerados bloatware. Apps maliciosos também podem instalar malwares no "background", para executar ações de spam de anúncios ou de roubo de dados, por exemplo. De todo modo, o usuário finalmente vai ter um controle melhor do que ele quer deixar instalado no celular ou não.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Captura de tela do novo menu no Android.Fonte: 9to5Google
A imagem acima, compartilhada pelo site 9to5Google, ressalta que o "Inware" foi instalado sem seu conhecimento, ressaltando o potencial da nova função no Android 14. Eles também mencionam que o Google Play Services for AR parece estar ali por erro, porque o serviço ainda não foi finalizado. Vale lembrar que o Android 14 ainda está em sua fase de testes.
O texto da imagem diz: "a fabricante do seu dispositivo pode instalar apps no seu aparelho no background, ou permitir que sua operadora ou outras parceiras o façam. Quaisquer apps listados aqui não são necessários para seu dispositivo funcionar normalmente. Você pode desinstalar os apps se não os quiser".
Android 14 tem ênfase na segurança e privacidade
Podemos colocar a lista de apps no "background" na conta dos novos recursos do Android 14 voltados para melhor proteção da privacidade do usuário. As novidades voltadas para este fim e para segurança parecem ser um foco importante do novo sistema.
O Android 14 também vai bloquear apps com APIs obsoletas e oferecer proteção avançada da memória, além de tornar mais dinâmica a atualização de certificados root pela Play Store.
Fontes
Categorias