Funcionários do Google estão usando o Memegen, plataforma de “criação” de memes, para criticar o lançamento do chatbot IA Bard e o CEO Sundar Pichai. Os colaboradores mencionam que o anúncio do novo produto foi “apressado” e “malfeito”.
Conforme a CNBC, um dos memes cita que as demissões realizadas em janeiro resultaram em um breve aumento de 3% das ações da big tech. Contudo, uma resposta incorreta durante a revelação do Bard fez os papéis da empresa caírem pelo menos 9%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
CEO do Google desde 2015, Sundar Pichai recebeu várias críticas dos funcionários.Fonte: WikeMedia/Reprodução
“Caro Sundar, o lançamento do Bard e as demissões foram apressadas, malfeitas e míopes. Por favor, volte a ter uma visão de longo prazo das ações”, destaca uma das publicações no Memegen.
Vários memes acusam Pichai e outros gerentes de serem “comicamente não-Googley”. Essa é uma referência a um antigo pedido do CEO para que os colaboradores fossem mais “googley”, ou seja, “focados, ambiciosos e com espírito de equipe”.
As críticas citam que o anúncio apressado do Bard apenas validou a preocupação que o mercado tinha em relação à marca. Os funcionários relembram que os executivos revelaram temer que a reputação da big tech fosse afetada se não mostrassem avanços na tecnologia de chatbot, mesmo que isso não tivesse totalmente completo.
Desde a ascensão do ChatGPT da OpenAI no fim de 2022, a gigante das buscas estaria atuando em “sinal de alerta”. A companhia se sentiu ameaçada pela Microsoft, que iniciou o uso da IA para auxiliar o mecanismo de busca Bing.
Google promete melhorar a confiabilidade das informações do Bard.Fonte: Google/Divulgação
Melhorias do Bard
Questionado sobre a resposta incorreta do Bard, um representante do Google destacou a importância de um “processo de testes rigorosos”. Então, ele revelou que a plataforma de chatbot passaria pelo programa Trusted Tester.
“Combinaremos feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações reais”, disse o representante.
Do outro lado, um ex-engenheiro do Google alega que a big tech não está levando a sério as perspectivas da IA. Um exemplo disso seria o anúncio com outros produtos em um evento realizado fora do campus principal de Mountain View.
Fontes
Categorias