Além de encantar o mundo, o ChatGPT também deflagrou uma verdadeira disputa entre a Microsoft e o Google pela primazia da introdução da IA em seus portfólios. Depois de demonstrar seu Modelo Prometheus funcionando no Bing, no início desta semana, a companhia de Redmond está preparando a integração do recurso aos seus aplicativos Word, PowerPoints e Oulook.
De acordo com o The Verge, fontes familiarizadas com o assunto revelaram que a Microsoft está preparando para março uma apresentação para demonstrar — na prática e de forma rápida — como deseja reinventar não só seu mecanismo de busca, mas também todos os seus aplicativos de produtividade a partir do seu bilionário investimento na OpenAI.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com as informações, os modelos GPT estavam sendo testados no Outlook desde o início do ano, para melhorar resultados de pesquisa e sugerir respostas a e-mails, com integração a documentos do Word. A experiência resultou em um modelo de IA generativa para o produto Microsoft Viva Sales (veja abaixo) para gerar propostas de vendas com a tecnologia integrada do Azure OpenAI Service e GPT.
A Microsoft já usa a tecnologia da OpenAI em emails do seu aplicativo Viva Sales. (Fonte: Microsoft/Reprodução.)Fonte: Microsoft
O que a Microsoft espera do seu Modelo Prometheus?
Claramente baseado em um modelo da OpenAI de próxima geração, o Modelo Prometheus já foi introduzido na web dentro do Bing. A questão agora é saber de que forma a funcionalidade poderá ser integrada aos aplicativos do Microsoft Office. Tecnicamente, isso já pode ser observado através de uma integração da barra lateral do Bing no navegador Edge da Microsoft.
Essa barra traz uma guia de composição que dá uma palinha de alguns testes da empresa no Word e no Outlook. O Bing já está gerando tabelas e gráficos para alguns dados básicos e o próximo passo é transformar esses rascunhos em modelos para apresentações e tabelas dentro do Excel.
A pressa da Microsoft se justifica: além de o Google estar se movimentando rapidamente, as respostas dos consumidores ao ChatGPT estão se mostrando impressionantes, o que foi comprovado na marca de 100 milhões de usuários ativos mensais em apenas dois meses. Aproveitando a carona, mais de um milhão de pessoas já se inscreveram na lista de espera do Bing em apenas 48 horas, colocando-o como terceiro app mais popular na App Store.
Fontes
Categorias