A Kunlun Tech, empresa chinesa matriz dos produtos Opera, anunciou que pretende integrar o ChatGPT de alguma maneira aos navegadores. Não foram oferecidos detalhes de quando ou como isso vai acontecer.
O Opera tem toda uma linha de navegadores presentes em versões para desktop e dispositivos Android e iOS. Além do Opera padrão, famosamente a empresa oferece o Opera GX, voltado para jogadores com funções específicas do segmento. Não sabemos ainda em quais versões do Opera o ChatGPT será integrado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Opera tem diferentes versões de navegador.Fonte: Opera
Aparentemente, o Opera quer sair na frente dos concorrentes e se promover em cima do tão falado ChatGPT, apresentando funções diretamente para o app, diferente de Microsoft e Google que primeiro estão avaliando maneiras de integrar a IA ou semelhante em seus buscadores. O Opera é o sexto navegador mais usado no mundo, com apenas 2,4% do mercado, segundo analistas.
O ChatGPT e suas alternativas se espalham
O sucesso do ChatGPT tem impulsionado não apenas o seu uso, mas também a busca de soluções parecidas por outras empresas. O produto é desenvolvido pela OpenAI, que tem parceria com a Microsoft que já testa seu uso em seu buscador Bing.
O Google, por sua vez, tem trabalhado no Bard em resposta à concorrente e até a Alibaba estaria desenvolvendo uma alternativa. A IA geracional para conversação parece ser a próxima grande tendência dos serviços online e visivelmente não vai parar apenas nos buscadores.
Fontes