O navegador Brave surgiu em 2016 apresentando um modelo de negócio inspirado no pay-to-surf. Nele, anúncios e rastreadores de sites são bloqueados automaticamente, trazendo mais segurança e transparência para seus usuários.
Caso optem pela exibição de anúncios primários – um tipo de promoção que ainda protege a privacidade –, os usuários são recompensados devido a receita publicitária que o navegador irá receber.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Diante de todos esses benefícios, muitas dúvidas sobre o software têm surgido na web, bem como se ele será capaz de revolucionar a internet. Diante disso, trouxemos uma matéria completa respondendo essa e outras dúvidas dos internautas. Confira abaixo!
Para que serve o Brave browser?
(Brave Browser/Reprodução)Fonte: Brave Browser
Assim como outros navegadores, a principal função do Brave é permitir que seus usuários acessem sites da internet para estudo, trabalho e entretenimento. A grande diferença do software em relação a outros populares, como o Chrome e o Firefox, está em seu foco na segurança e privacidade.
Uma de suas funcionalidades é o bloqueio de anúncios e rastreadores invasivos, encontrados em diversas páginas da internet. Ao se deparar com eles, o navegador fará o bloqueio de forma automática, diminuindo o tempo de carregamento do site e permitindo uma navegação mais fluida e rápida.
O software tambémprotege seus usuários de malware e phishing, ameaças comuns do dia a dia que visam ocasionar danos aos computadores e roubar informações pessoais dos indivíduos, como o número de documentos e do cartão de crédito.
Além disso, o Brave Browser criou um sistema de recompensa para os usuários que desejarem visualizar anúncios primários durante a navegação. O "pagamento" é feito a partir do criptoativo BAT (Basic Attention Token) — também criado pelo navegador — e depositado na Carteira Brave. Segundo a empresa, essa é uma forma de oferecer uma parcela justa dos valores que o próprio software recebe com a publicidade anunciada.
É seguro usar o navegador Brave?
Diante de todas as ferramentas citadas anteriormente, é possível dizer que o Brave é um navegador seguro, uma vez que ele age contra anúncios prejudiciais, armazenamento de dados pessoais dos usuários, ameaças nocivas e invasores.
Atualmente, grande parte dos navegadores populares não contam com essas ferramentas e mesmo assim são utilizados por bilhões de pessoas diariamente.
Dessa forma, quando se trata da segurança, o Brave possui pontos que estão à frente dos outros softwares. Além disso, o download do navegador pode ser feito diretamente em seu site, dando ainda mais garantia de que nenhum outro programa nocivo será baixado no computador de forma enganosa.
O navegador Brave vai revolucionar a internet?
(Brave Browser/Reprodução)Fonte: Brave Browser
Apesar do Brave contar com funcionalidades inovadoras, atualmente ele atrai principalmente usuários que já possuem uma certa preocupação com sua segurança e privacidade online.
Nos últimos anos, o número de pessoas que não querem ser rastreadas na internet tem crescido cada vez mais, um movimento que luta contra a venda de informações pessoais para que empresas de marketing criem ofertas e publicidades direcionadas para aqueles usuários.
Dessa forma, o Brave deve continuar crescendo nos próximos anos, principalmente dentro desse público, com a chegada de cada vez mais pessoas que não desejam ter o seu comportamento na internet divulgado.
Também vale a pena lembrar que navegadores como o Chrome possuem bilhões de usuários em todo o mundo e que dificilmente a maior parte dessas pessoas estão dispostas a mudar de navegador, seja pelo costume em utilizar a plataforma ou mesmo pelas informações que já estão salvas no software, como favoritos e senhas.
Qual é melhor Chrome ou Brave?
Tanto o Chrome, como o Brave, possuem ferramentas de navegação muito semelhantes, como a possibilidade de salvar páginas nos favoritos, geradores automáticos de senhas, navegação em páginas anônimas, entre outras.
As principais diferenças entre eles estão na segurança de seus usuários, já que esse é o principal foco do Brave. Por esse motivo, não é possível dizer qual navegador é melhor, já que essa é uma decisão pessoal e que envolve diversos fatores, como layout, velocidade e desempenho.
No entanto, se você se preocupa com a segurança online e não deseja ter seus dados de navegação rastreados, optar pelo Brave pode ser a opção mais interessante. Todavia, se essa não for uma preocupação, recomendamos baixar os dois navegadores no computador para testá-los e verificar qual opção atende mais às suas necessidades pessoais.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade sobre tecnologia e inovação!
Fontes
Categorias