Previsto para o segundo semestre de 2023, o Android 14 deve trazer várias novidades. Entre elas, a possibilidade de transformar nativamente os celulares com o sistema operacional do Google em webcam para computadores.
Uma função chamada “DeviceAsWebcam” foi encontrada no código do Android Open Source Project (AOSP). Os detalhes iniciais do recurso foram compartilhados por Mishaal Rahman, do site Esperdev.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Recurso deve facilitar a vida de usuários que necessitam de câmeras de melhor qualidade.Fonte: Mitesh/Unsplash
Usar o celular como webcam se tornou algo frequente para usuários que participavam de reuniões e aulas online no início da pandemia. Entretanto, é necessário usar aplicativos de terceiros para habilitar esse recurso do telefone.
O Android 14 deve trazer essa funcionalidade de forma nativa em dispositivos que ofereçam a opção de gadget “USB Video Class” ou apenas “UVC”. O formato permite que o PC reconheça os dados enviados pela câmera do aparelho.
Rahman cita que ainda será necessário um app ou serviço para o envio dos dados de vídeo do telefone para o “host” (computador ou notebook). Contudo, é esperado que o próprio Android 14 realize a “intermediação” entre os dispositivos conectados.
Aparentemente, os donos de celulares Android poderão usar o recurso em diferentes máquinas e sistemas. Isso será um enorme diferencial comparado ao Continuity Camera da Apple, recurso limitado apenas a smartphones iOS e computadores macOS.
Nova versão do Android deve ser lançada no terceiro trimestre de 2023.Fonte: Adrien/Unsplash
Outras novidades do Android 14
Com o apelido de Upside Down Cake, o Android 14 promete ter diversas inovações. Em destaque, o sistema operacional deve trazer suporte para conexão de internet via satélite.
Outra novidade deverá ser o Health Connect, aplicativo especial que organizará os dados de saúde coletados por outros apps de exercícios. Para mais, o SO poderá impedir a instalação de softwares desatualizados para prevenir malwares.
A prévia para desenvolvedores do Android 14 deve ser lançada em abril de 2023. Já a versão final só deve ser disponibilizada para o público no terceiro trimestre deste ano.
Fontes