Os bilhões investidos pela Microsoft na OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, podem levar a uma grande presença de recursos baseados em inteligência artificial (IA) no Windows 12. A expectativa é que a próxima versão do software seja o “sistema operacional mais inteligente do mercado", como destacou o Windows Latest na quinta-feira (2).
Segundo a publicação, fontes familiarizadas com o assunto garantiram que a big tech já trabalha no desenvolvimento da nova geração do Windows. E ela deve vir recheada de funcionalidades inteligentes, assunto que o diretor de produtos da empresa, Panos Panay, abordou em sua participação na última Consumer Electronics Show (CES).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na ocasião, Panay comentou que a “IA vai reinventar tudo o que você faz no Windows, literalmente”, mas sem entrar em detalhes. Especula-se que recomendações e alertas otimizados pela mesma tecnologia usada no chatbot viral estarão entre as novidades, contemplando apps como Fotos, Calendário, Relógio e e-mail.
Várias ferramentas do sistema operacional deverão ser aprimoradas pela tecnologia.Fonte: Unsplash
Algumas dessas melhorias aprimoradas por IA podem ser disponibilizadas até antes da estreia do Windows 12. Conforme o relatório, a Microsoft deve fornecer uma pequena amostra das ferramentas inteligentes em uma atualização do Windows 11 nos próximos meses, como a redução de ruídos e a otimização da captura de áudio em chamadas de vídeo.
Segundo especulações, a empresa já estaria trabalhando em uma versão do buscador Bing que funciona com o ChatGPT — o pacote Office também pode receber a novidade. Assim, pode ser que as ferramentas de pesquisas funcionem como um laboratório para integrações mais amplas em uma futura versão do Windows.
Lançamento pode acontecer em 2024
Em mudanças internas recentes, a gigante de Redmond teria decidido lançar “versões significativas” do sistema operacional a cada três anos. Caso isso se confirme, a próxima geração do software deverá ser lançada em 2024, considerando que o Windows 11 estreou em 2021.
Mas é importante destacar que não há qualquer confirmação oficial sobre o lançamento do Windows 12 no momento. Até mesmo o nome ainda é uma incógnita, lembrando que a gigante da tecnologia passou do Windows 8 para o 10, sem lançar o Windows 9.
Fontes
Categorias