Quase seis meses após o lançamento, o Android 13 está presente em 5,2% dos dispositivos com o sistema operacional do Google. Os números oficiais de distribuição foram divulgados recentemente no Android Studio.
Este é o processo mais rápido de adoção comparado às antigas versões do SO, apesar do número baixo. Parte da estratégia está relacionada a certas marcas — como a Samsung, a Realme e o próprio Google —, que rapidamente disponibilizaram a plataforma para os clientes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Interfaces baseadas no Android 13, como a One UI 5 da Samsung, colaboraram com a ampla adoção.Fonte: Samsung/Divulgação
O Google publicava um relatório mensal de distribuição do Android para desenvolvedores. Após se tornar responsabilidade do Android Studio, a periodicidade do documento foi alterada e a última atualização foi divulgada em agosto de 2022, dias antes da estreia do Android 13 .
Então, sem fazer distinção entre as versões, o recente gráfico mostra que o Android 12 e 12L rodam em 18,9% dos dispositivos. Esse é um aumento considerável comparado aos 13,5% revelados no resultado divulgado no ano passado.
O Android 11, lançado em 2020, segue como a versão mais adotada e ainda é executada por 24,4% dos dispositivos. Já o Android 10, disponível desde 2019, ocupa a segunda posição ao estar presente em 19,5% dos aparelhos com o sistema operacional.
O relatório de distribuição do Android Studio também revela alguns dados curiosos. Por exemplo, os antigos Android Lollipop (5.0) e KitKat (4.0) ainda estão presentes em 2,1% e 0,7% dos dispositivos móveis, respectivamente.
Gráfico do Android Studio com os números de distribuição do sistema operacional.Fonte: Android Studio/Reprodução
Métricas usadas no relatório Android
Não há detalhes sobre a métrica usada na distribuição das versões do Android. Contudo, é possível supor que os números do Android Studio sejam baseados nos dispositivos que acessam a Google Play Store no período de uma semana, como o Google realizava no passado.
Fontes
Categorias