A Microsoft está testando a tecnologia de linguagem ChatGPT da OpenAI nos programas Word, Outlook e PowerPoint. Conforme o The Information, a empresa planeja integrar as ferramentas de Inteligência Artificial de forma ampla ao trio do Microsoft 365.
A novidade pode aprimorar certas funcionalidades dos aplicativos de produtividade. Bem como, melhorar o dia a dia dos usuários ao “automatizar” certas atividades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Integração com ChatGPT faria o Outlook escrever e-mails automáticos.Fonte: ChatGPT Online/Reprodução
Segundo a publicação, a tecnologia IA GPT pode melhorar os resultados das buscas no Outlook. Então, os usuários encontrariam e-mails mais rapidamente sem precisar usar palavras-chave.
Ademais, a ferramenta conversacional ChatGPT poderia escrever e-mails automaticamente. Por exemplo, a pessoa pedirá para a IA editar uma mensagem informando que ela estará ausente por estar doente e o software redigirá e enviará o conteúdo.
Para especialistas, a Microsoft terá certos desafios ao integrar a tecnologia para geração de textos aos apps. Um deles seria a imprecisão do ChatGPT, que costuma usar dados incorretos como fatos e isso poderia atrapalhar a “automatização” de certas tarefas.
Outro obstáculo seria a privacidade ao “personalizar” os textos para os usuários individuais sem comprometer as informações. O The Information cita que os pesquisadores da big tech tiveram sucesso nos testes iniciais com grandes modelos usando dados privados.
Tecnologia IA também poderia criar apresentações automáticas do PowerPoint.Fonte: ChatGPT Online/Reprodução
Ampliando a produtividade com IA
O site ainda destaca que a Microsoft testa usar a tecnologia para resumir as transcrições de reuniões no Teams. Além disso, a IA poderia criar apresentações no PowerPoint com imagens geradas pelo software Dall-E 2.
Embora o projeto tenha sido mostrado ao CEO Satya Nadella, não há detalhes se a empresa disponibilizará esses recursos ao público geral. Lembrando que a companhia planeja lançar uma versão do buscador Bing integrado ao ChatGPT, visando aprimorar as buscas e se tornar mais competitivo com o Google.
Fontes