A Microsoft anunciou que o Windows 7 não vai mais receber atualizações de segurança a partir da terça-feira (10). As versões Professional e Enterprise do sistema operacional (SO) ainda vinham recebendo patches críticos de segurança pelo programa de atualizações estendidas da empresa.
É válido lembrar que o Windows 7 foi lançado originalmente em 2009, há mais ou menos 14 anos. O sistema teve seu suporte oficial encerrado em 2015, com o suporte estendido chegando até 2020. Mas, ainda assim, foram mantidas atualizações de segurança e patches de vulnerabilidade para as versões Professional e Enterprise.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A partir disso, pode ser difícil atualizar os sistemas operacionais de computadores numa empresa devido à compatibilidade com outros softwares.
Nem sempre é fácil atualizar
A atualização para o Windows 11, no entanto, continua se mostrando um processo complicado devido aos requisitos de hardware da versão mais recente do sistema. A própria Microsoft reconhece a dificuldade e salienta que o Windows 10 ainda é uma opção, apesar do sistema também estar com os dias contados.
"A maior parte dos dispositivos com Windows 7 não vai ter o hardware necessário para atualizar para o Windows 11, como uma alternativa, PCs compatíveis com Windows 7 podem passar para o Windows 10, comprando e instalando a versão completa do software. Antes de investir no upgrade para o Windows 10, por favor leve em conta que o Windows 10 vai chegar ao fim de seu suporte em 14 de outubro de 2025", diz o comunicado da empresa.
Fontes