O Itaú celebrou uma parceria com a Amazon cujo objetivo é divulgar — através da assistente virtual Alexa — alguns conteúdos de segurança e dicas de prevenção contra golpes e fraudes bancárias. Com o uso da inteligência artificial, a ideia é difundir informações capazes de proteger as pessoas dos chamados "crimes de engenharia social".
De acordo com a superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, Pâmela Vaiano, a engenharia social se refere à manipulação psicológica das vítimas, e responde hoje por 70% dos casos de golpes e fraudes. “O nosso compromisso é estar ao lado das pessoas, convidando-as para que se tornem aliadas no combate a essas práticas”, explica em comunicado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dessa forma, um novo comando — “Alexa, dicas contra golpes e fraudes” — estará disponível nas Skills da assistente, tanto para clientes como não clientes da instituição financeira.
Como habilitar as dicas de golpes e fraudes na Alexa?
Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock
O conteúdo do banco Itaú abrangerá sete respostas programadas sobre os principais golpes aplicados por criminosos, como: golpe do Pix, da falsa central de atendimento e do falso motoboy, além de dicas para compras online com cartão de crédito e presenciais em grandes eventos.
Habilitando a Skill no navegador com a conta Amazon:
- Faça o login no site da Amazon;
- Acesse o site da Skill, desenvolvida por The Brooklyn Brothers;
- Clique em "Ativar" para implantar a Skill;
- Acione a ferramenta, comandando: “Alexa, dicas contra golpes e fraudes”.
Habilitando a Skill no celular através do app da Alexa:
- Entre no app Alexa em seu smartphone;
- Vá até a opção “Mais”;
- Acesse a opção “skills e jogos”;
- Na lupa do topo da página, pesquise “Dicas de segurança Itaú”;
- Entre na opção e clique no botão Iniciar;
- Finalmente, selecione quais dispositivos poderão ser ativados, e acione o comando “Alexa, dicas contra golpes e fraudes”.