Windows 12: o que esperar do possível sistema operacional?

3 min de leitura
Imagem de: Windows 12: o que esperar do possível sistema operacional?
Imagem: Show me Tech
Conteúdo oferecido por

O Windows 11 ainda tem um bom caminho para percorrer e conquistar o coração dos usuários, objetivo que vem encontrando algumas dificuldades até então — diferentemente do Windows 10, cujo sucesso garantiu um considerável tempo em vigência. Apesar disso, já se fala em um possível Windows 12 e o que a nova edição pode reservar para os usuários.

A atualização do sistema operacional poderá trazer melhorias na interface e no recém-chegado suporte nativo para apps do Android, entre outros aprimoramentos que dizem respeito às configurações gerais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Após rumores que circularam durante 2022, o TecMundo reuniu algumas informações e especulações a respeito do software! Confira os destaques abaixo.

Possível data de lançamento

Ainda não há uma data cravada para o lançamento do Windows 12. Contudo, a expectativa é que a Microsoft aposte em grandes atualizações do seu principal sistema operacional de três em três anos, embora o Windows 11 tenha sido lançado seis primaveras após o seu antecessor, em 2021.

Dessa forma, especula-se que o Windows 12 chegue ao mercado em 2024, no outono norte-americano, caso a big tech siga a própria tendência. No entanto, a empresa já negou estar trabalhando em um lançamento tão recente assim, mas nada impede que a companhia mude de ideia.

Por ora, as novidades vão desembarcando no Windows 11 e a frequência indica que o sistema está longe de ser deixado para trás. Um indicativo disso é a atualização 22H2 lançada em setembro, que traz diversos recursos de interface e de pastas.

Versão criada a partir de um protótipo que foi mostrado no evento Microsoft IgniteVersão criada a partir de um protótipo que foi mostrado no evento Microsoft IgniteFonte:  Windows Central/Reprodução 

Requisitos do sistema

Eis um ponto ainda mais obscuro ao se falar sobre Windows 12: quais serão as exigências de hardware feitas para rodar o novo sistema operacional?

De acordo com especialistas, o novo sistema deve seguir com o que é exigido no Windows 11. Ou seja, é muito provável que a máquina deverá contar com processadores mais recentes da Intel, AMD ou Qualcomm, além de 8 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento e, talvez, alguma atualização do TPM 2.0, recurso de segurança que passou a ser obrigatório a partir do Windows 11.

A atualização será gratuita?

Considerando o que ocorreu na atualização do Windows 10 para o 11, é possível que a Microsoft prometa update gratuito para usuários que tenham o sistema operacional mais recente instalado na máquina. No entanto, há relatos de usuários que ainda estão esperando a nova versão aparecer em sua barra de notificações. É a promessa que virou dívida.

Essa atualização, a princípio, poderá ser disponibilizada de graça e por tempo limitado para PCs que atendam os requisitos mínimos exigidos pela empresa. Mas caso haja uma descontinuação do modelo de negócio, o preço cobrado para o update deverá girar em torno de US $ 139 ou £ 119,99 na versão Home, segundo especulações, o que equivaleria mais de R$ 700 em conversão direta, sem considerar outros custos.

A atualização será obrigatória?

Muito provavelmente, não. A Microsoft não é conhecida por forçar seus usuários a migrarem imediatamente para versões mais recentes de seus sistemas operacionais.

O que pode acontecer, de fato, é que o fim do suporte ao Windows 11 acarrete em atualizações obrigatórias para que o sistema continue sendo utilizado de forma gratuita e autorizada. Em outras palavras, você não é obrigado a migrar de Windows, mas deve estar com o seu antigo sistema operacional em dia, como ocorre no Windows 10 e anteriores.


O que esperar do novo sistema?

Esse assunto também carece de informações oficiais, mas o site XDA teve acesso a um protótipo de uma futura versão do Windows durante uma palestra da Microsoft, ministrada por Satya Nadella, CEO da big tech.

Nela, foram mostrados detalhes que aproximam o suposto novo visual ao que é visto em versões mais recentes do Linux, como barra de tarefa flutuante, ícones do sistema fixados na parte superior da tela juntamente com adição de widgets.

Veja abaixo uma versão não oficial imaginada pelo canal Concept Central:

Por se tratar de um protótipo, é quase certo que mudanças muito significativas serão feitas até o lançamento do novo Windows. Mas vale ficar de olho nas alterações na barra de tarefas, que sofreram reestilização completa no Windows 11 e podem continuar evoluindo a partir do 12.

Além disso, fora o que foi apresentado no evento, é quase certo que a gigante de Redmond continuará trabalhando para aperfeiçoar a integração entre dispositivos Android e Windows, recurso que está sendo festejado por usuários que vinham cobrando para que houvesse a possibilidade de instalar APKs do robô verde nos PCs sem depender de gambiarras, como o BlueStacks.

Na sua opinião, o que mais deve ser trazido, retirado ou aprimorado no Windows 12? Será que o sistema realmente existirá ou todas as novidades serão apenas atualizações para o atual Windows 11? Resta agora aguardar novidades oficiais da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.