Os protetores de tela eram comuns em versões mais antigas do Windows, como 95 e 98. Eles eram vídeos e animações reproduzidos automaticamente depois que o PC ficava um determinado tempo inativo e com o monitor ligado.
De simples letreiros personalizados girando sem parar, até histórias hilárias de um náufrago em uma ilha deserta, até hoje muitos desses protetores de tela são lembrados com carinho. E em alguns casos, são utilizados até os dias de hoje, mesmo com recursos mais saudáveis ao PC, como Modo Repouso e desligamento automático da tela.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hoje o TecMundo traz uma lista com os protetores de tela das versões mais antigas do Windows que fizeram história. Confira!
1. Labirinto 3D - Maze Screensaver
A famosa proteção de tela que trazia um labirinto 3D, foi lançada para os Windows 95 e 98. Naquela época, os jogos FPS dominavam o gênero nos PCs, e por conta disso, a Microsoft achou que seria interessante fazer essa homenagem, e ao mesmo tempo mostrar o potencial do seu sistema para a época.
Uma curiosidade é que como o hardware era bem limitado na época, eram muitos os casos de usuários que programavam a proteção de tela, mas ela acabava fazendo com que o sistema sobrecarregasse e, consequentemente, acabasse travando.
2. Naufrago na Ilha - Johnny Castaway
De longe um dos protetores de tela mais famosos da história, ele trazia um náufrago em uma pequena ilha, onde passava por situações inusitadas. Entre elas, um cochilo no exato momento em que o resgate passa procurando, e até mesmo uma noite de bebedeira em um navio de luxo.
Embora ele tenha sido lançado para a primeira versão do Windows, houve quem utilizou a proteção até versões posteriores dele, como o 95, 98 e o XP.
3. Letreiro com movimentos / texto giratório
O protetor de tela nativo do Windows mais famoso, fazia com que muita gente ficasse bons minutos acompanhando o movimento do letreiro digital. Além de se movimentar como um bolinha do jogo Pong, a palavra ficava girando em um efeito 3D inovador para a época.
O mais interessante do Letreiro Digital era a possibilidade de poder editar o textoFonte: Twitter
Para completar, esse mesmo texto poderia ser personalizado pelo usuário. Dessa forma, era possível colocar desde o nome completo de uma pessoa, frases motivacionais e, para os engraçadinhos de plantão, até mesmo palavrões.
4. Aquário virtual
O protetor de tela que trazia um aquário virtual era uma espécie de item de ostentação da época. Isso porque a versão premium dele exigia que o usuário comprasse os peixes virtuais para pôr na sua versão digital de um cardume pessoal.
Protetor de tela que trazia um aquário virtual era uma febre antigamenteFonte: YouTube
Entretanto, assim como boa parte dos softwares da época, eram muitos os que pirateavam o aquário virtual, ou simplesmente usavam a sua versão grátis com propagandas e poucos recursos em relação à paga.
5. Encanamento 3D
Outro protetor de tela que era uma forma de mostrar o potencial do Windows 95 era o que trazia um encanamento 3D. Nele, uma tubulação virtual surgia na tela, fazendo com que o usuário acompanhasse todo o trajeto e criação da mesma.
Protetor de tela com encanamento 3D era um dos mais populares do WindowsFonte: Youtube
Depois de um bom tempo em execução, o usuário poderia conferir um verdadeiro mundo de tubulações, das mas diferentes cores e trajetórias. E, curiosamente, assim como em outros modelos "muito evoluídos" para a época, caso ele ficasse muito tempo sendo reproduzido em computadores mais modestos, ele poderia sobrecarregar o sistema.
6. Matrix
Lançado depois do sucesso do filme Matrix, de 1999, o protetor de tela reproduzia as famosas linhas de códigos verde, descendo na vertical, que se tornaram uma marca registrada do filme de ação.
Assim como o filme, o protetor de tela de Matrix virou uma febre nos final dos anos 90Fonte: YouTube
Embora não fosse nativo do Windows, ele era um item obrigatório nos PCs de todos os fãs do filme. O sucesso foi tanto que, na época, o protetor de tela vivia encabeçando as listas de softwares mais baixados nos sites especializados.
Vale lembrar que muitos desses protetores ainda possuem versões para os Windows atuais, o 10 e o 11. Entretanto, é preciso tomar cuidado na hora de fazer o download e não cair em uma armadilha de criminosos virtuais.
E na sua opinião, qual o protetor de tela mais famoso dos antigos Windows? Conte para a gente em nossas redes sociais!