A sigla IFTTT (If This Then That), do inglês “Se Isto Então Aquilo”, é uma ferramenta de automação para integrar serviços digitais, redes sociais e dispositivos inteligentes. Seu nome se baseia na função “if-then / if-then-else”, um dos primeiros códigos estudados em programação e presente em praticamente todas as sintaxes.
A automação não é uma novidade, mas por décadas se limitava a aplicações para empresas e processos industriais. Apenas no final dos anos 2000 surgiram vislumbres de trazer esses princípios para usuários comuns, quando, de acordo coma a Cysco, a Internet Das Coisas (IoT) começou a chegar aos produtos domésticos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é IFTTT? – Se Isto Então Aquilo
O IFTTT é uma solução de automação simples e intuitiva. Ela possibilita que usuários com todos os níveis de conhecimento em programação criem scripts, ou applets, para gerar interações automáticas entre serviços ou dispositivos.
Criado em 2010, o serviço tem compatibilidade nativa com diversos digitais, mas com configurações avançadas esse número pode ser ainda maior. Uma vantagem da plataforma é que, além do app mobile disponível para Android e iOS, também é possível gerenciar e controlar essas interações diretamente via navegador no portal do usuário.
Com integrações via Yelp é possível facilitar a escolha de onde jantar, por exemplo.Fonte: IFTTT
A página do IFTTT já traz algumas interações interessantes pré-programadas como fazer backup automático de fotos do Facebook em que o usuário esteja marcado, ou um botão de “Tanto faz” no caso de dúvidas sobre onde jantar. Neste último, o applet faz uma busca por restaurantes bem classificados na região e sorteia três como sugestão.
Como utilizar o IFTTT?
O primeiro passo para utilizar a ferramenta é criar um perfil na página do IFTTT ou utilizar o login direto via contas da Apple, Google ou Facebook. Por se tratar de um software de integração, toda atividade que o usuário quiser automatizar também precisará ter suas respectivas contas vinculadas posteriormente:
- Acesse o site do IFTTT.
- Clique em “Explore” na barra superior.
- Selecione o applet que deseja integrar.
- Escolha as integrações possíveis de ativação e ação e clique em salvar.
- Comece a usar!
Ferramenta IFTTT é fácil de usar e já conta com uma série de automações prontas para usar.Fonte: IFTTT
Atualmente, a plataforma é compatível com mais de 700 serviços distintos. Entre os mais populares estão:
- Amazon (Alexa; Cloud Drive)
- Android
- Apple; iOS — Calendário; Contatos; Health; Fotos; Lembretes; Atalhos
- Dropbox
- Evernote
- Feedly
- Google – Gmail; Calendários; Contatos; Drive; Tasks; Wi-Fi; Home; YouTube
- Gerenciadores de smart home – Home Connect; MSSmartHome; HAVENIAQ; iDevices; iotty Smart Home
- Microsoft
- Midea
- Redes sociais – Blogger; Facebook; Instagram; Discord; LinkedIn; Link.Bio; Tumblr; Telegram; Twitch; Twitter.
- Roteadores (ASUS Router; mydlink; TP-Link)
- Slack
- Soundcloud
- Spotify
- Wordpress
- World Health Organization (Oranização Mundial de Saúde)
- Para cidadãos estadunidenses, ainda é possível vincular suas contas de serviços oficiais do governo.
Atualmente já são mais de 700 serviços com compatibilidade nativa ao IFTTT, inclusive serviços oficiais para cidadães dos Estados Unidos.Fonte: IFTTT
Para criar uma ação personalizada clique em “Create” no lugar de “Explore”, também na barra superior. O site irá apresentar os aplicativos que permitem criar comandos de ativação, bastando escolher um deles ou sugerir um novo acionador no final da página.
Streamers e outros criadores podem otimizar a entrega de seus conteúdos em outras redes utilizando o IFTTT.Fonte: IFTTT
No caso de streamers, o IFTTT já oferece uma série de interações sugeridas para otimizar suas transmissões, como postar mensagens em suas redes ao iniciar uma sessão, ou acionar efeitos diferentes em sua iluminação inteligente cada vez que alguém seguir ou se inscrever no canal.
Níveis de conta e complexidade das integrações
O IFTTT oferece três planos diferentes de usuário que definem tanto a quantidade de integrações possíveis quanto a complexidade de cada uma delas: O IFTTT Free , Pro e Pro+.
IFTTT Free – Gratuito
O plano gratuito permite a criação de 5 integrações básicas, com apenas uma etapa de ativação e uma ação. Para quem quiser apenas conhecer o serviço ou criar rotinas básicas, como apagar as luzes automaticamente quando o usuário sair de casa, a modalidade gratuita é mais que suficiente.
IFTTT Pro – R$ 14,00 por mês
Além de permitir até 20 integrações, o plano Pro possibilita adicionar mais ações por ativação. Em uma única integração, é possível programar o IFTTT para acender as luzes, ligar a TV e tocar uma playlist do Spotify sempre que o usuário entrar em casa, por exemplo.
IFTTT Pro+ – R$ 28,00 por mês
No caso do plano Pro+, o usuário tem acesso a integrações ilimitadas, ferramentas de desenvolvedor e prioridade de atendimento ao consumidor. Outra vantagem, esta talvez a mais interessante, é a capacidade de vincular múltiplos usuários a uma mesma conta.
Plano básico é gratuito, mas para uso profissional é recomendado uma das versões pagas pela complexidade das integrações disponíveis.Fonte: IFTTT
Com isso, no programa de apagar as luzes ao sair de casa, o IFTTT identifica que existem mais pessoas vinculadas e só desliga tudo quando acusar que todas estão fora. Dessa forma, a família não fica no escuro quando o usuário primário for comprar pão.
Vantagens das plataformas de automação
Programas de automação doméstica são, a princípio, apenas uma comodidade. Contudo, com cada vez mais serviços digitais disponíveis e interdependentes, dispor de integradores pode representar um enorme ganho de tempo e produtividade, especialmente para pequenas empresas e profissionais autônomos.
Atualmente, boa parte do tráfego de acesso para sites de produtos e empresas depende de entrega consistente em diferentes redes. Ainda que não seja o ideal, automatizar o processo de criação de algumas postagens simultâneas em diversas redes pode agilizar o tempo de criadores de conteúdo. Dessa maneira, sobra mais tempo para investir, de fato, na produção em outras etapas da produção.
Fontes
Categorias