A Meta anunciou, nesta quinta-feira (17), o lançamento da ferramenta de busca de lojas por categorias no WhatsApp. O recurso, chamado de Guia de Negócios, estava em testes em São Paulo (SP) e será expandido para todo o Brasil, que é o primeiro país a receber a novidade.
A função permite que os usuários procurem por nome ou categoria os contatos de comerciantes. A procura é realizada de acordo com a localização, ou seja, o aplicativo lista negócios que estão mais próximos do cliente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na guia especial, é possível procurar por categorias como “Compras e Varejo”, “Alimentos e Bebidas”, “Educação”, “Hotel e Alojamento”, “Viagem e Transporte”, “Imóvel”, “Beleza, cosméticos e cuidados”, “Publicidade/Marketing” e muito mais.
Dentro de cada categoria há subcategorias. Uma pessoa que está buscando por refeições na proximidade de casa pode escolher “Alimentos e Bebidas”, “Restaurantes” e optar por “Churrascaria”, “Frango Frito”, “Pizzaria”, “Restaurante chinês” e diversas outras opções.
Apesar do foco em pequenos comércios locais, o sistema lista prestadores de serviços e vendedores de produtos de todos os tamanhos — desde que eles utilizem o WhatsApp.
Segundo a Meta, o Guia de Negócios evita que os usuários precisem buscar números de telefone em sites ou salvem um número em seus contatos, por exemplo.
Pagamentos pelo app de conversas
A holding dona do Facebook e Instagram também anunciou hoje que em breve os consumidores poderão finalizar a compra de um produto ou pagamento de um serviço dentro do próprio WhatsApp.
O app de conversas está realizando testes do serviço de pagamentos para empresas com marcas como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, explicou que os parceiros da empresa já realizaram a integração técnica necessária para o funcionamento do serviço.
“O recurso de pagamentos de pessoas para empresas no WhatsApp foi desenvolvido como uma plataforma aberta, com a participação de diversos adquirentes brasileiros. Estamos entusiasmados em anunciar os parceiros que já estão testando em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória”, afirmou Horn.
Por enquanto, ainda não foi informado quando a novidade será lançada para os clientes. Contudo, a marca explicou que os brasileiros poderão realizar os pagamentos pelo WhatsApp utilizando cartões de débito e crédito com as bandeiras Mastercard e Visa emitidos pelos bancos participantes do serviço.