Usuários do WhatsApp na Índia estão reclamando da quantidade de mensagens de propaganda que têm recebido de empresas pelo aplicativo. Eles acusam as companhias de transformarem o app num veículo de spam e reportam ter que bloquear diversas contas empresariais por dia.
Muitas das reclamações aparecem nas redes sociais, como nos tweets abaixo. Em alguns casos, a pessoa precisa lidar com a mesma empresa mais de uma vez, que retorna depois do bloqueio usando outro número para enviar mais spam.
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Just when I thought which brand was missing on my @WhatsApp chats while trying to spam me without my giving them explicit approval to target here, here comes @ChaiPoint_cares pic.twitter.com/1Aq5vXb5pA
— pranjalc.eth (@dcoldmonk) October 10, 2022
A Índia representa o maior mercado no mundo para o WhatsApp e, por consequência, para a Meta. São mais de 500 milhões de contas no app no país, e as políticas de monetização testadas por lá podem muito bem se refletir no resto do mundo eventualmente.
Never used @EaseMyTrip but still they went ahead with their spam message. Flipkart did the same earlier this week (bought a TV once). #Whatsapp #Spam pic.twitter.com/yaXsLG3yyw
— Danish (@DanishKh4n) December 24, 2021
Como o Brasil está entre os principais mercados do WhatsApp, o desenrolar do assunto acaba sendo importante. Afinal, caso sejam feitas restrições para usuários empresariais, a decisão também pode impactar o mercado brasileiro.
Resposta da Meta
Para se defender das acusações dos usuários do app, representantes da Meta declararam que: "nossa regra é que as pessoas sempre precisam pedir para receber atualizações antes que uma empresa possa lhes mandar mensagem". A gigante tech também acrescenta: "nós trabalhamos constantemente com as empresas para assegurar que as mensagens ajudam e são esperadas, e temos limites no número de mensagens que elas podem mandar por dia".
A declaração da Meta entra em contradição direta com o que tem sido reportado pelos usuários do WhatsApp na Índia.
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