Nesta quarta-feira (28), a Microsoft confirmou que encerrará o suporte para o SwiftKey, seu teclado preditivo, no iOS. Segundo o Diretor de Gerenciamento de Produtos do aplicativo, Chris Wolfe, ele será removido da App Store no dia 5 de outubro.
Nesse contexto, a decisão pode não soar como uma surpresa para os usuários mais antigos do aplicativo. Conforme detalham comentários de internautas no Reddit, o SwiftKey já não recebia atualizações frequentes, mantendo uma versão inalterada por mais de um ano, por exemplo. Presumido como abandonado, o caso foi notado pelo site ZDNET, que questionou a Microsoft — responsável pelo software desde 2016.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Através de Wolfe, a empresa revelou a repentina remoção do aplicativo das prateleiras digitais da Apple, mas assegurou os demais usuários que "continuará a oferecer suporte ao SwiftKey Android", "bem como à tecnologia subjacente que alimenta o teclado de toque do Windows".
O SwiftKey é uma das alternativas de teclado mais populares no mercado. (Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
App segue funcionando se já estiver instalado
Todavia, se já estiver instalado, o SwiftKey ainda continuará funcionando mesmo após sua saída da App Store, somente tornando-se indisponível em casos de desinstalação manual ou troca de aparelho.
Até o momento, a Microsoft não justificou a decisão. Entretanto, o ZDNET especula que o protecionismo da Apple com seu sistema operacional pode ter dificultado o desenvolvimento do SwiftKey, eventualmente o inviabilizando.
Fontes