Sincronizar o celular com um computador que roda o Windows para realizar chamadas telefônicas a partir do PC é uma das funções do Intel Unison, novo aplicativo apresentado na terça-feira (27). Ele é compatível com smartphones Android e também com o iOS.
Contando com um “processo simples de emparelhamento”, segundo a gigante da tecnologia, o app Unison permite acessar quatro recursos dos telefones no PC. Além da já citada possibilidade de realizar e receber ligações, inclusive com acesso à agenda de contatos, ele exibe as notificações que chegam ao celular.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em alguns casos, é possível respondê-las no desktop, utilizando o teclado da máquina para agilizar o processo. O mesmo acontece com as mensagens enviadas ao número do telefone, que podem ser visualizadas e respondidas no computador, em uma tela maior e mais confortável.
Facilitar a conexão entre PCs e celulares é o que oferece o novo app da Intel.Fonte: Intel/Divulgação
Outra função encontrada no aplicativo Intel Unison é a transferência de arquivos entre o PC e o celular facilitada, em vez de ter que recorrer a cabos e outros meios. Conforme a companhia, as imagens registradas pelas câmeras do telefone poderão ser editadas imediatamente no notebook, se ambos os dispositivos estiverem conectados no momento.
Disponível em notebooks selecionados
Inicialmente, o app Unison da Intel estará disponível em alguns laptops com a plataforma Evo, de marcas como Lenovo, HP e Acer, equipados com processadores de 12ª geração da marca. A previsão é que a oferta do recurso seja ampliada em 2023, chegando a mais dispositivos.
Ainda de acordo com a big tech, algumas ferramentas oferecidas, especialmente em relação às mensagens e notificações, podem funcionar de forma limitada no iPhone conectado ao PC.
Cabe ressaltar que algumas fabricantes oferecem essa maior integração entre smartphones e computadores, como a própria Apple, integrando iPhones e Macs. A Samsung é outra com funcionalidades semelhantes, facilitando a conexão dos dispositivos móveis com os desktops.