Nesta quarta-feira (21), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que o WhatsApp ultrapassou o Facebook em números de contas empresariais. Os dados foram obtidos através da pesquisa TIC Empresas 2021 e detalham que cerca de 72% das empresas possuem conta no mensageiro da Meta. Abrupto, o avanço ocorreu entre 2019 e 2021, sendo impulsionado pela digitalização em razão da pandemia da covid-19.
Em mais detalhes, o estudo mostra que os efeitos positivos não se limitaram ao WhatsApp, onde 54% das empresas possuíam contas em 2019. Na mesma época, 44% das empresas possuíam contas no Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr — crescendo para 66% em 2021.
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O Facebook, em contraste, chamou a atenção de 65% das empresas até 2021, número baixo considerando o avanço de 2% em relação a 2019. No contexto geral, entretanto, verifica-se que o setor comercial está cada vez mais digitalizado, com 87% das empresas com contas em alguma rede social.
Crescimento setorizado
Complementando, a pesquisa ainda detalha mais informações sobre as empresas que adotaram o WhatsApp. Por exemplo, as regiões que mais criaram contas no mensageiro foram o Norte (79%), o Nordeste (77%) e o Sudeste (72%).
Tratando-se dos mercados de atuação, as maiores taxas de adoção entre empresas foram nos setores de: Alojamento e alimentação (80%); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (79%); e informação e comunicação (79%).
Os avanços registrados são uma confirmação dos benefícios promovidos pelas melhorias do WhatsApp voltadas para empresas. Há alguns anos, o mensageiro vem implementando robôs de atendimento automatizado, soluções internas de pagamento, guias de produtos e muitos outros serviços que facilitam o cotidiano dos clientes e do setor comercial.
Atualmente, o WhatsApp testa o lançamento de vendas realizadas diretamente em conversas. Confira mais informações sobre o mensageiro em sua seção especial no TecMundo, clicando aqui!
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