A Apple começou a disponibilizar, na terça-feira (20), o iOS 16.1 beta 2. A atualização, restrita aos desenvolvedores, traz correções importantes para a nova versão do sistema operacional do iPhone, solucionando bugs que geraram muitas queixas.
Uma das melhorias em destaque é a possibilidade de habilitar a exibição da porcentagem do nível de bateria na barra de status do iPhone X e versões posteriores. Este recurso já havia sido lançado junto com a versão estável do iOS 16, mas apresentava um problema.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Anteriormente, o ícone do componente não era alterado à medida que a bateria do celular se descarregava. Atendendo aos pedidos, a Maçã introduziu uma nova versão do indicador do nível de bateria, dinâmico, que muda de acordo com o gasto energético do dispositivo.
O indicador da bateria foi redesenhado.Fonte: 9to5Mac/Reprodução
Outra novidade da segunda versão beta do iOS 16.1, ainda relacionada à bateria, é a volta do indicador de carregamento na tela de bloqueio do smartphone, que havia sido removido na primeira compilação. Ao conectar o iPhone à tomada, o usuário verá as informações referentes à porcentagem do carregamento em vez do widget exibido momentaneamente ao ligar o display.
Mais correções
A chegada do iOS 16 trouxe uma nova permissão para copiar e colar entre apps, informando ao usuário sempre que um programa tenta acessar as informações na área de transferência. Mas o alerta tem aparecido constantemente, mesmo depois que o aplicativo lê os dados.
O problema rendeu muitas reclamações, aparecendo como um dos principais bugs do iPhone 14. De acordo com a Apple, a falha é corrigida com a instalação do novo pacote de arquivos.
Por fim, o update também traz uma solução para o bug no gesto de três dedos, utilizado para abrir o menu copiar e colar, que não estava sendo reconhecido em alguns apps e jogos. As melhorias disponíveis no iOS 16.1 beta 2 devem chegar à versão estável em outubro.