O Chroma Key verde é uma ferramenta essencial para criar efeitos especiais em filmes e vídeos, proporcionando que a criatividade alcance níveis nunca antes vistos.
A técnica provavelmente foi utilizada na produção de algum filme que você já assistiu e, apesar de muito comum em filmes de ação, principalmente nos de fantasia, a tela verde é muito versátil.
As produções podem usar este meio desde para criar efeitos de feitiço, explosões e universos paralelos, e até ações simples como o efeito de árvores passando pelo carro. E o melhor é que, atualmente, não é necessário grande conhecimento de edição para criar algo assim.
Com a ferramenta correta, como o Wondershare Filmora, que ganhou o prêmio Microsoft Store Editor’s Choice Awards na categoria criatividade - áudio e vídeo, a edição pode ser feita de forma rápida.
Conheça mais sobre esta ferramenta e como utilizar o Chroma Key verde para criar produções surpreendentes.
O que é Chroma Key ou tela verde? E quais são as utilizações?
O termo tela verde é basicamente uma descrição da técnica da gravação de cenas com um fundo verde monocromático atrás do ator ou da atriz.
Assim, toda cena, diálogos e movimentos são realizados contra esta tela verde. Posteriormente, o verde é substituído por outros fundos como paisagens diversas e até cenários futuristas ou com efeitos visuais gerados por softwares de edição de vídeos.
Inicialmente, o Chroma Key era um fundo azul. A prática de usar a tela verde se tornou popular devido às gravações realizadas com câmeras digitais. A tela verde é literalmente o fundo colorido utilizado para que depois possa ser removido, ou seja, o background para Chroma Key.
E o Chroma Key é a técnica de sobreposição ou composição das imagens. Cada cor tem intervalos de croma, por isso essa terminologia.
Como criar uma tela verde em casa com Filmora? Tutorial para iniciantes
A tela verde pode ser criada com um tecido monocromático, ou até com uma parede que foi pintada inteiramente de verde.
Assista ao vídeo: Como GRAVAR com o Chroma Key (FUNDO VERDE) com o FILMORA
Configure bem o local, principalmente quanto à iluminação, afinal ela é primordial para a qualidade e sentido das cenas. Além disso, o tecido — se for o caso — deve estar bem esticado para que não tenha problemas ou erros na edição. Com tudo ajeitado, grave as cenas na tela verde e comece a edição. É muito simples entender como usar Chroma Key no Filmora, uma ferramenta completa e com interface simples.
Inicie executando o Filmora e crie um novo projeto. A seguir, basta importar a filmagem que foi gravada com o Chroma Key verde, e arraste para a linha do tempo.
Fonte: Freepik/Filmora
Então, na janela Editar configurações, selecione o recurso Chroma Key verde. Tenha atenção se a cor verde está selecionada, assim ela ficará transparente automaticamente.
O Filmora permite ajustar deslocamento, tolerância, clareza do fundo, espessura e bordas. Além disso, é ajustável às sombras e bordas.
A etapa final para criar o Chroma Key verde é posicionar o fundo desejado na linha do tempo da filmagem com a tela verde. Automaticamente, a ferramenta do Wondershare preencherá a parte verde, que ficou transparente, pelo fundo desejado. Assim, os dois vídeos são apresentados como um só.
Depois é só concluir as outras edições que deseja, exportar o vídeo e compartilhar com seus amigos ou nas plataformas de exibição.
Como fazer tela verde em casa com Filmora? Tutorial para profissionais?
Criar uma edição com Chroma Key verde com o Filmora possibilita criar produções muito profissionais de maneira simples e intuitiva. Afinal, o programa permite que o usuário baixe planos de fundo de tela verde de sites como VideoBlocks ou Shutterstock. Além disso, na loja de efeitos Filmstock são encontradas imagens e filmagens perfeitas para usar no Chroma Key verde.
A principal vantagem em utilizar uma filmagem já existente é que o trabalho se torna muito mais rápido, já que economiza muito trabalho na pós-produção. Porém, estes vídeos geralmente costumam ser bastante curtos.
Já para quem busca interpor vídeos, o Wondershare Filmora permite a criação de camadas em um processo bastante fácil, sendo concluído em poucas etapas.
Com a tela verde na linha do tempo, basta usar o Filmora para criar uma sequência de cenas contrapostas e compor um vídeo incrível usando o Chroma Key verde.
Fonte: Freepik/Filmora
Para trabalhar com tela verde e ter efeitos profissionais é preciso que a pessoa ou o objeto esteja mais afastado do fundo. Desta forma, há menos chances de o verde refletir, algo que só é percebido na pós-produção.
Outra questão é que a qualidade está diretamente relacionada à resolução da gravação. Desta forma, filme na maior resolução possível. Assim, a plataforma de edição possui mais precisão ao identificar o que é fundo e o que é primeiro plano.
Além disso, profissionais precisam estar sempre prontos para editar suas gravações, e o FilmoraGo para Android é um aplicativo completo para edição de vídeo. O aplicativo permite funções simples como editar e cortar, mas oferece ferramentas para criar efeitos de maneira simplificada.
Conheça as principais dúvidas
Por que o Chroma Key tem que ser verde?
É bastante comum reconhecer a imagem verde para Chroma Key. No entanto, esta cor não é uma exigência, é possível utilizar qualquer uma. Mas as cores da tela verde usam a escala RGB: verde, azul e vermelho.
A justificativa é que se usa a tela verde, geralmente, para recortar uma pessoa ou objeto e incluir um cenário digital, outra filmagem ou imagem verde para Chroma Key.
Neste sentido, o tom da pele humana possui muita pigmentação vermelha. Assim, para que os softwares entendam o que é fundo, e o que é a figura, é preciso que o Chroma Key seja contrastante.
Desta forma, as duas cores opostas ao vermelho e tons próximos, são o verde e o azul. É por isso que é uma tela verde, mas também poderia ser azul.
Qual a cor verde do Chroma Key?
Como comentamos, o intuito da tela verde é destacar o personagem do fundo. Neste sentido, quanto mais brilhante for o tom de verde ou azul, melhor.
Um Chroma Key verde pode usar como referência o código Pantone 354C, considerado ideal para essa situação.
A atenção maior para criar a tela verde é que a tonalidade não tenha um fundo que coincida com a pele humana. Neste sentido, evite tons de verde com fundo amarelado, alaranjado ou vermelho.
Qual é a diferença entre Chroma Key verde, azul e branco?
O Chroma Key verde é, sem dúvidas, o mais utilizado atualmente. Esta popularidade ocorre porque existem poucos objetos, acessórios e até roupas nesse tom. Assim, há menos chances de que o objeto se misture com o fundo.
Outra questão da tela verde é que esta tonalidade absorve muito o brilho extra, o que favorece tanto o controle de luminosidade, como facilita o processo de pós-produção.
No entanto, se o vídeo que será sobreposto possuir muitos tons verdes, como florestas, a tela verde não é a mais adequado, sendo necessário usar outra tonalidade para isolar os objetos de gravação.
O Chroma Key azul é precursor do Chroma Key verde e, embora tenha sido muito utilizado, hoje está presente mais em produções institucionais, principalmente quando a questão principal é a redução de custos.
Esta opção também era mais utilizada quando as câmeras não possuíam tantos recursos e os softwares tinham dificuldade para separar o objeto da tela verde.
Porém, o Chroma Key azul ainda é bastante indicado para estúdios ou ambientes com pouco espaço de profundidade.
Já o Chroma Key branco é indicado quando não há separação entre o objeto da filmagem e o fundo. Ou então, para imagens estáticas, como fotografias.
Qual programa ou aplicativo é o melhor para fazer tela verde?
Existe uma infinidade de fornecedores de programas para fazer tela verde. E cada um deles apresenta vantagens e desvantagens.
Ferramentas como o Adobe são capazes de criar vídeos profissionais. Porém, é um recurso que exige conhecimento mais técnico e alta capacidade do computador.
Já o DaVinci também possui alta qualidade e ótimos recursos de edição de áudio e correção de cores, porém mesmo profissionais têm dificuldade de uso.
O Final Cut Pro é outro software disponível no mercado, e possui características como classificação de cores e gráficos de movimento. Mas o investimento é bastante alto.
Assim, chegamos ao Wondershare Filmora, um programa totalmente intuitivo, fácil de usar, com interface amigável e diversos recursos de edição.
Fonte: Freepik/Filmora
Mesmo uma pessoa que nunca editou um vídeo consegue criar uma produção incrível em pouco tempo. O programa é repleto de recursos, dos mais básicos aos mais avançados.
Além disso, ele possui plugins que criam um vídeo de alto nível, como o Boris FX e o NewBlue, com os quais é possível criar filtros, restaurar imagem, criar destaque, estilizar o vídeo e muito mais.
O Filmora proporciona criar a tela verde, gravar a tela do computador, corrigir cores, gravar áudio com facilidade e muito mais. Entre os recursos avançados está o modificador de voz, o speed ramping – diminuir e acelerar o vídeo, texto para fala e fala para texto.
Fonte: Freepik/Filmora
Além disso, o programa possui tutoriais para explicar as funcionalidades. Não é à toa que o Wondershare Filmora ganhou o Microsoft Store Editor's Choice Awards.
E o melhor de tudo é a versão para dispositivos móveis. É só baixar o app na loja do seu celular, seja o FilmoraGo Android ou FilmoraGo iOS.
Baixe o Wondershare Filmore agora mesmo
As produções audiovisuais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. E este é um recurso importante tanto para as conexões pessoais, como para empresas e produtos. Por isso, saber como usar uma tela verde é imprescindível tanto para quem realiza uma filmagem, como para quem é responsável pela pós-produção.
Existem tantos recursos e ideias para a utilização de efeitos especiais, que a imaginação dos produtos pode correr solta ao usar um Chroma Key verde. E, com o Wondershare Filmora tudo fica ainda mais simples, rápido e intuitivo. Crie a sua tela verde e use o Filmora para criar vídeos dignos de Hollywood.
Categorias