O OBS Studio 28.0, atualização do software de streaming e screencast, foi oficialmente lançado. Os destaques relacionados a funcionalidades incluem suporte a cores de 10 bits, codificação de vídeo HDR e a chegada da porta Qt 6 para o framework de aplicativos mais recente.
Além dos já mencionados, o OBS Studio 28.0 conta com codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC ou H.265), um novo formato de cores e configurações de espaço de cores, permitindo alterar configurações mais avançadas. Ele também apresenta uma boa mudança de interface - agora, o software está mais moderno, com um novo tema chamado "Yami".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os produtores de conteúdo poderão enviar mensagens de bate-papo para o YouTube a partir do OBS, dividir automaticamente as gravações com base no tamanho ou duração do arquivo e o novo menu de Acessibilidade permite mudar as cores de alguns elementos da interface para a melhor experiência. Outra coisa bastante interessante é que há a integração nativa do fundo virtual NVIDIA Broadcast com inteligência artificial e efeitos de remoção de eco da sala, e suporte ao Apple Silicon.
OBS Studio 28.0, our 10th anniversary release, is now out!
— OBS (@OBSProject) September 1, 2022
This release adds 10-bit and HDR Video Encoding, Apple Silicon support, integrated NVIDIA Background Removal, a new AMD encoder plugin, a new default theme, and more!
Release notes & download:https://t.co/pWQX4p2soE
Mais alguns destaques válidos são o obs-websocket 5.0 como um plug-in primário, saídas SRT/RIST nativas, renderização EGL no Linux, suporte para o formato H.264 na fonte Linux V4L2, suporte para opções personalizadas de FFmpeg em fontes de mídia, entre outros.
Adeus 32 bits
Com a atualização e a implementação da porta Qt 6, o OBS Studio não é mais suportado em sistemas operacionais de 32 bits nem em sistemas Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Outro ponto é que a visualização HDR não está funcionando no sistema Linux no momento. Várias entradas e codificadores ainda precisam ser atualizados.
O OBS é um software de código aberto e multiplataforma disponível para Linux, Windows e sistema da Apple. É possível instalar o OBS Studio 28.0 agora como um aplicativo Flatpak do Flathub.
Fontes
Categorias