Uma pequena atualização na seção de Perguntas Frequentes do Programa Beta Android pode ter passado despercebida por muitos. Mas, a mudança já anuncia quando o Google pretende disponibilizar a versão beta do Android 14, que deve chegar para testes em abril de 2023.
A mudança está na resposta da pergunta "Quanto tempo dura cada programa Beta?". Ali, após explicação de que "dispositivos inscritos receberão atualizações contínuas, incluindo lançamentos trimestrais de plataforma (QPRs) seguidos pela próxima plataforma não lançada até que você opte por cancelar a inscrição do dispositivo no programa", está a nova data.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Anteriormente, o Google informava que o programa beta do Android 13 QPR ficaria disponível até junho de 2023. Agora, as atualizações seguem apenas até março do ano que vem. "Seguida pelos lançamentos beta do Android 14", continua a resposta. A versão deve chegar em abril.
O beta do Android 13 foi concluído com o lançamento público estável do sistema operacional, na metade de agosto. Ele chegou primeiro para usuários que têm telefones Pixel 4, 4 XL, 4a, 4(5G), 5, 5a, 6, 6 Pro e Pixel 6a, dois meses antes do esperado, em outubro.
Os smartphone Pixel, do Google, são compatíveis com os programas beta.Fonte: Daniel Romero/Unsplash
Detalhes do Android beta
Mesmo assim, o Android 13 Beta segue em setembro com lançamentos trimestrais da plataforma. Com o QPR, testadores têm acesso antecipado aos recursos mais recentes adicionados pelo Google aos modelos Pixel compatíveis.
Para participar, é preciso conferir se o smartphone é aceito no programa. Em seguida, o usuário deve escolher em qual beta deseja se inscrever. Ao aceitar os termos, é possível compartilhar avaliações diretamente do dispositivo ou pela comunidade no Reddit.
Há advertências para participar do programa. Como são versões de pré-lançamento, as atualizações podem conter erros, afetando o funcionamento normal do celular. Por ser instável, o software beta obriga usuários a ficarem no programa até que a versão definitiva seja lançada. Caso contrário, é preciso limpar o dispositivo ao deixar os testes.
Fontes