O Google TV é uma das plataformas de Smart TV mais populares no mercado, atualmente. Em suma, a solução pode tanto ser encontrada nativamente em alguns modelos de dispositivo ou externamente, através de adaptadores como o Chromecast — que podem dar uma nova vida a televisões tradicionais, sem muitas funções.
Baseado no Android TV, mas tratando-se de uma alternativa superior e proprietária, o Google TV pode reunir diversas sugestões de mídia em uma interface simplificada e intuitiva — sobretudo, com suporte de inteligência artificial. Assim, os usuários podem conectar suas plataformas de streaming preferidas e acessar seu conteúdo sem a necessidade de iniciar uma nova sessão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Naturalmente, o Google TV chama bastante atenção ao oferecer tanta praticidade. Nesse contexto, o TecMundo elaborou um guia para auxiliar os usuários no processo para utilizar a plataforma. Confira onde e como obtê-la!
Google TV em Smart TVs
No Brasil, o Google TV pode ser encontrado nativamente em televisores da marca multinacional TCL. Os novos modelos das linhas "Series-5" e "Series-6", por exemplo, possuem a interface já de fábrica, oferecendo a experiência a um toque do controle.
Nesse caso, os televisores já possuem um sistema interno de "tutorial-guiado", facilitando o processo de instalação da plataforma — consistente em, basicamente, efetuar uma série de logins em vários serviços de streaming.
Confira o vídeo abaixo, ilustrando a interação entre o software proprietário "TCL Home" e o Google TV:
Chromecast com Google TV
Possivelmente a maneira mais prática de obter o Google TV é através da nova geração de Chromecasts, que já acompanham a solução. Neste caso, a vantagem é que o equipamento pode transformar qualquer televisor em uma Smart TV, além de também possuir um controle remoto já incluso em sua caixa.
Para instalá-lo, basta conectá-lo em uma entrada HDMI compatível e, opcionalmente, a uma fonte de alimentação externa — que garante acesso a funções extras, como ligar a televisão ao transmitir um conteúdo. Adiante, alterne a fonte de imagem para a entrada HDMI escolhida e realize o login nas plataformas de streaming desejadas.
Confira mais detalhes sobre o dispositivo:
Google TV para Android e iOS
Para os usuários que já possuem outras soluções e até mesmo versões mais antigas do Chromecast, mas ainda querem usufruir dos benefícios do Google TV, vale experimentar o aplicativo oficial da plataforma. Mesmo sem os benefícios táteis de um controle remoto e sua garantida navegação mais fluída, a solução garante acesso aos serviços de sugestão baseados em inteligência artificial sem custos adicionais.
Para utilizá-lo, basta obter o aplicativo Google TV na Play Store ou App Store, conforme o dispositivo atualizado, e configurar os serviços de streaming desejados. Adiante, basta transmitir a mídia para uma tela compatível.
Interface do Google TV para Android. (Fonte: Google / Reprodução)Fonte: Google