O Telegram é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares disponíveis para celulares, tendo o WhatsApp como um de seus maiores concorrentes. No Brasil, por exemplo, é bastante comum ver a comunidade correr para o app sempre que, por algum motivo, o "zap" sai do ar.
O que muitos usuários do mensageiro não sabem é que existe uma segunda versão do programa, conhecida como Telegram X. Confira abaixo mais detalhes sobre esta versão alternativa do mensageiro e veja quais são os seus diferenciais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é o Telegram X?
O Telegram X nada mais é do que uma versão de testes do popular aplicativo de comunicação desenvolvida originalmente em 2018 utilizando a TDLib, uma biblioteca de dados para criação de apps de troca de mensagens baseada na nuvem do sistema Telegram. A estrutura do programa foi baseada no cliente alternativo Challengram, criado como parte de um desafio lançado para a comunidade que, em seguida, foi adquirido pela desenvolvedora do aplicativo de comunicação.
Quando criado, o Telegram X era muito mais rápido do que a versão tradicional do aplicativo por ter sido produzido utilizando código escrito em uma linguagem de programação mais otimizada. Na época, esta versão do mensageiro era tida como um playground onde os devs podiam testar novas funcionalidades que poderiam ou não ser absorvidas posteriormente ao Telegram comum.
Telegram (esquerda) e Telegram X (direita) têm algumas diferenças visuais bastante sutisFonte: TecMundo/Telegram/Reprodução
Diferença entre os apps
Hoje, anos depois de seu lançamento, o Telegram X já não tem mais tantas diferenças em relação ao app normal. Boa parte do que foi criado como teste e funcionou bem na versão X acabou sendo adicionado na versão padrão do aplicativo, mas os dois programas ainda têm algumas diferenças. Por exemplo, no Telegram X você pode ver uma prévia dos chats ao tocar e manter o dedo pressionado na conversa na tela principal — função também disponível no app tradicional.
Além disso, as maiores diferenças entre as duas versões do app são basicamente visuais, com o TelegramX mostrando imagens um pouco maiores na tela dos chats e dividindo a tela principal em duas abas dedicadas a conversas e chamadas. Chats arquivos e fixados também são exibidos de forma mais destacada no Telegram X. O menu do aplicativo também é um pouco diferente na versão alternativa, sendo muito mais conciso.
Você pode ver uma prévia do chat mantendo o dedo pressionado na conversa no Telegram XFonte: TecMundo/Telegram/Reprodução
Qual versão do Telegram devo usar?
Se você já usa a versão padrão do Telegram, não há necessidade de migrar para o Telegram X. O app já funciona bem e entrega uma experiência de uso bastante satisfatória em sua versão base, sem contar que as principais melhorias acabam indo parar no aplicativo principal de qualquer forma.
Agora, se você é um novo usuário e só agora pretende começar a usar o app, então o Telegram X pode ser uma boa opção, já que traz algumas melhorias de interface que podem te agradar.
Categorias