Quem usa internet já está acostumado com CAPTCHAs pedindo para deslizar peças ou diferenciar um trem de um ônibus. Porém, o iOS 16 deve introduzir um recurso chamado Verificação Automática para "pular" essas confirmações.
A Verificação Automática permitirá que alguns sites e aplicativos saibam que você não é um robô sem precisar passar pelos testes CAPTCHA. Basicamente, o sistema verificará se o dispositivo e a conta Apple ID estão em boas condições e apresentará o que é chamado de Token de Acesso Privado ao aplicativo ou site.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o MacRumors, o novo recurso poderá ser encontrado no aplicativo Configurações seguindo o caminho ID Apple > Senha e segurança > Verificação automática.
O CAPTCHA é um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta. (Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Sem dados compartilhados
A Apple trabalhou com a Fastly e Cloudflare para desenvolver a ferramenta, que são duas grandes redes de distribuição de conteúdo dentro do ambiente digital. A empresa também afirma que o telefone ou computador não enviará dados associados ao seu ID Apple, como e-mail e número de telefone, enquanto estiver sendo usado para provar que o usuário é uma pessoa real.
A Apple só saberá que seu dispositivo está pedindo para confirmar se você é humano, não recebendo informações sobre quem está solicitando essa confirmação.
Nos primeiros betas do iOS 16 e iPadOS 16, a Verificação Automática estava habilitada por padrão. A Apple também disse que o recurso será suportado no macOS Ventura. A nova geração do sistema operacional iOS deve ser lançada no final deste ano, mas já foi apresentada durante a Worldwide Developers Conference 2022 (WWDC 2022).
Fontes
Categorias