Um dos recursos disponibilizados no aplicativo da Nubank virou assunto nas rede sociais na tarde de sexta-feira (17). Trata-se da função de empréstimo pré-aprovado, disponível na tela inicial do app, assim que o usuário acessa sua conta.
Segundo os usuários, o recurso tem uma disposição um tanto perigosa dentro do aplicativo, já que pessoas mal-intencionadas podem ter fácil acesso ao empréstimo pré-aprovado do cliente em casos de roubo do celular, golpe do cartão, fraudes, etc.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Eu SEI que dá pra tirar isso mas o app não devia deixar isso tao explícito ainda mais depois de tantos casos de fraudes que aparece toda semana", disse um usuário no Twitter.
mil casos de fraude, golpe de cartão e o @nubank acha legal deixar um BOTÃO DE EMPRÉSTIMO DE $12 MIL ALI NO INÍCIO DO APP ?? pic.twitter.com/IdE8DtC5KS
— marcos (@mxxxxrcos) June 16, 2022
Tomei a decisão mais consciente que eu podia fazer com o nubank. Pedi pra retirar a opção de empréstimo do App. Aconselho todo mundo a fazer o mesmo. Foi rápido e fácil, só pedir no chat do atendimento. E caso precisem no futuro, é só pedir para liberarem de novo com confirmação.
— alex (@AxBernardes) June 17, 2022
solicitei hoje que retirassem a opção de "empréstimo" do meu app da nubank e foi super rápido, pelo próprio chat do app. em 5min já estava sem
— flora bamba (@beestorm) June 17, 2022
fica a dica pra quem não tem nenhum interesse em pedir empréstimo e quer evitar dor de cabeça no caso de roubo do celular
Como desativar o atalho de empréstimo no Nubank?
Mas afinal, como os clientes podem desativar o botão de empréstimo pré-aprovado no aplicativo da Nubank? A solução é bastante simples, mas não pode ser feita automaticamente e exige auxílio do suporte da companhia.
Basta entrar no aplicativo do banco, acessar a opção "Me Ajuda" (que aparece como um ponto de interrogação no canto superior direito da tela inicial) e selecionar "Fale com a gente", no fim da página. Agora é só solicitar o bloqueio com os atendentes.
- Entre no app do Nubank e clique no seu perfil, no círculo disponível no canto superior esquerdo;
- Clique na opção "Me Ajuda";
- Pressione o botão "Converse com a gente", no final da página;
- Em contato com o chat, diga que gostaria de desativar o botão de empréstimo e prossiga com a conversa.
Antes de desativar o recurso, a fintech explica que o cliente poderá reverter o bloqueio, mas precisará entrar em contato com a empresa novamente. Além disso, depois de reativado, o valor do empréstimo pré-aprovado pode não ser o mesmo - já que o banco realizará uma nova análise de crédito.