Nesta quinta-feira (16), o site AppleInsider revelou que o iOS 16 deve permitir a desinstalação de até 29 aplicativos do sistema, isto é, que acompanham o dispositivo "de fábrica". A descoberta se deu através de testes nas versões beta do novo sistema operacional, que pode receber outras mudanças inesperadas e novidades durante seu desenvolvimento.
Contextualizando, é importante esclarecer que o número de aplicativos "compatíveis" com esse recurso foi aumentando conforme as atualizações do sistema operacional, sendo possível remover 27 deles ainda no iOS 15. Nessa lista, encontram-se apps bastante utilizados como "Calculadora", "Contatos", "Calendário" e "FaceTime", além de outros que podem ser considerados de nicho, como "Livros" e "Bolsa".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
iOS 16 expande lista de aplicativos do sistema que podem ser desinstalados. (Fonte: AppleInsider / Reprodução)Fonte: AppleInsider
Assim, como novidade, o iOS 16 acrescenta à lista os aplicativos "Relógio" e "Câmera", surpreendentemente. Conforme detalha a fonte, porém, a desinstalação desses softwares não significa a perda de sua função correspondente ou mais utilizada. No caso do "Contatos", por exemplo, o usuário ainda teria acesso às informações originais em outros apps, como em "Mensagens" e "Mail".
Confira abaixo a lista, na íntegra:
- Arquivos
- Atalhos
- Bolsa
- Buscar
- Bússola
- Calculadora
- Calendário
- Câmera
- Casa
- Clima
- Contatos
- Dicas
- FaceTime
- Fitness
- Gravador
- Livros
- iTunes
- Lembretes
- Mapas
- Medida
- Music
- Nota
- Notícias
- Podcasts
- Relógio
- Traduzir
- TV
- Watch
Fontes