Sempre que há o lançamento de um novo sistema operacional dos computadores da Apple, existe a especulação, e o receio, de quais modelos dos seus computares continuarão devidamente aptos a receber a mais recente atualização — e, consequentemente, as novas funcionalidades apresentadas no sistema. Com o macOS 13 Ventura, apresentado nesta segunda-feira (13), não foi diferente.
A nova atualização chega bastante otimizada para os processadores Apple Silicon M1 e M2, produzidos pela própria empresa, que estão sendo cada vez mais aprimorados e utilizados em novos modelos de computadores. No entanto, ainda existe um vasto número de computadores da Apple no mercado que possuem um processador da Intel — as máquinas produzidas até 2019, basicamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma das novidades do macOS é o suporte para uso do iPhone como webcam no computador.Fonte: Apple
Por conta disso, é natural que a Apple opte por permitir cada vez menos modelos de suas máquinas relativamente "antigas" que atualizem os seus sistemas operacionais, "forçando" os usuários a adquirirem uma máquina mais recente.
Apesar disso, o motivo oficial para o "corte" de modelos mais velhos é que o processador dessas máquinas não teria potência o suficiente para suportar a mais nova atualização do sistema.
Quais Macs poderão ser atualizados para o macOS 13 Ventura
Confira abaixo todos os modelos de Mac que poderão seguir com a atualização para o macOS 13 Ventura:
- MacBook Air de 2018 e gerações posteriores;
- MacBook Pro de 2017 e gerações posteriores;
- MacBook de 2017 e gerações posteriores (modelo encerrado em meados de 2019);
- iMac de 2017 e gerações posteriores;
- iMac Pro de 2017 e gerações posteriores;
- Mac Mini de 2018 e gerações posteriores;
- Mac Pro de 2019 e gerações posteriores;
- Mac Studio de 2022.
Vale destacar que os modelos de MacBook Air e Pro possuem divergências quanto à atualização para o novo sistema, assim como o modelo unicamente chamado de MacBook — sem o sufixo Air ou Pro —, que teve a produção encerrada no meio de 2019.