Durante a WWDC 2022, a Apple anunciou uma série de novidades que chegarão com o iOS 16. A nova versão do sistema operacional móvel da empresa inclui um redesign mais agressivo para a tela de bloqueio, mas também “esconde” algumas ferramentas. Uma delas é a possibilidade de usar o Face ID no modo paisagem, além do padrão na vertical.
Com isso, os usuários poderão desbloquear o iPhone, realizar pagamentos com o Apple Pay, autenticar downloads e preencher senhas com o aparelho na horizontal. Até então, para que o Face ID seja funcional, é necessário que o usuário deixa o celular em modo vertical. Vale considerar que alguns modelos do iPad também contam com a mesma função.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quais iPhones serão compatíveis?
Um detalhe ainda não especificado pela Apple, no entanto, é sobre quais modelos poderão utilizar o Face ID dessa maneira. Na página do sistema operacional, a companhia apenas cita que “o Face ID funciona no modo paisagem em modelos suportados do iPhone”, mas não especifica quais são.
No iOS 15.4, entretanto, a Apple disponibilizou um recurso que torna possível o desbloqueio via Face ID utilizando máscaras de proteção. Essa função só está disponível para modelos do iPhone 12 em diante por questões de hardware, mas ainda resta a empresa confirmar se a nova ferramenta segue os mesmos padrões.
Após a apresentação, a Apple confirmou que o iOS 16 será compatível com modelos a partir do iPhone 8. Dessa forma, os modelos iPhone 6S, iPhone 7 e iPhone SE (1ª geração) não receberão o update.