A Apple anunciou, nesta segunda-feira (09), o WatchOS 9, novo sistema operacional para os relógios inteligentes da marca. Além de novos mostradores, o software está mais personalizável e o aplicativo Medications.
De acordo com a gigante de Cupertino, o Medications é uma ferramenta que pode melhorar a interação entre os usuários e os remédios que eles tomam. O recurso ajuda os usuários a gerenciar e rastrear os medicamentos, vitaminas e suplementos, permitindo que eles criem uma lista de medicamentos e configurem horários e lembretes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nos Estados Unidos, o Medications mostrará avisos se algum medicamento não pode ser ingerido junto de bebidas álcoolicas, por exemplo.
Novas watchfaces
O watchOS 9 terá 4 novos mostradores: Lunar (que retrata a relação entre o calendário gregoriano e o calendário lunar); Playtime (uma obra de arte dinâmica exclusiva do Apple Watch e criada em colaboração com a artista Joi Fulton); Metropolitan (um mostrador de relógio clássico, baseado em tipos, onde o estilo muda à medida que a coroa digital é girada) e Astronomy (uma face original que foi completamente remasterizada e apresenta um novo mapa estelar e dados de nuvens atuais).
Além das novidades, watchfaces clássicas foram modernizadas e ganharam novas cores. Assim como o iOS 16, o sistema operacional para relógios inteligentes está mais personalizável e poderá mostrar fotos com efeito de profundidade, por exemplo.
Saúde
Como um software que é utilizado em dispositivos que monitoram a saúde dos usuários, o watchOS 9 ganhou várias novidades em relação ao assunto. Ademais do Medications, o sistema operacional tem novas novas métricas de treino. Na corrida, as pessoas poderão verificar novos detalhes sobre a forma da corrida, comprimento da passada, tempo de contato com o solo e até oscilação vertical dos braços.
Quem utiliza os relógios também terá acesso a novos alertas de ritmo, potência e frequência cardíaca e ainda treinos personalizados com tempo de descanso entre as atividades.
O monitoramento do sono foi amplificado, tendo a capacidade de detectar os estágios do sono e métricas adicionais como frequência cardíaca e respiratória no app Health.
A ferramenta de Eletrocardiograma (ECG) agora pode identificar possíveis sinais de fibrilação atrial (AFib), que é uma doença que se não for tratada, pode ressultar em acidente vascular cerebral.
A versão beta para desenvolvedores do watchOS 9 está disponível para membros do Apple Developer Program a partir de hoje. O watchOS 9 será lançado para todos os usuários no final do ano como uma atualização gratuita para aparelhos Apple Watch Series 4 ou posteriores.
Categorias