A Apple anunciou nesta segunda-feira (6), durante a WWDC 2022, o novo iOS 16. A nova versão do sistema operacional do iPhone traz uma série de grandes mudanças visuais, principalmente para a tela de bloqueio, além de novas funções. Por outro lado, a atualização também deixa de fora alguns iPhones mais antigos.
Logo após a apresentação, a Apple confirmou em seu site os modelos que não têm suporte para a nova versão do sistema. São eles:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- iPhone 6S e iPhone 6S Plus
- iPhone 7 e iPhone 7 Plus
- iPhone SE de primeira geração
- iPod touch de sétima geração
Os modelos iPhone 6s e 6s Plus não terão suporte para a atualização do iOS 16.
Isso significa que os modelos mais antigos receberam suporte para upgrades de SO por até seis edições, já que eles chegaram ao mercado com o iOS 9, como no caso do iPhone 6s. O iPhone 7, por sua vez, foi lançado com o iOS 10. Nesse caso, a nova atualização só é compatível com modelos a partir do iPhone 8, e com o iPhone SE a partir da segunda geração.
Quando será lançado o iOS 16?
Com a mudança introduzida pelo novo iOS 16, a Apple atualizará — ao menos até então — 18 modelos do iPhone, incluindo variantes Pro e Max, para a nova versão. Em comparação, o iOS 15 é suportado por 24 modelos do iPhone, além do último iPod touch. Vale considerar, também, que a marca iPod foi descontinuada pela empresa no mês de maio.
O iOS 16 já pode ser baixado a partir de hoje por membros participantes do Apple Developer Program. Vale considerar, no entanto, que não é recomendado para usuários finais utilizarem versões beta de sistemas operacionais. Já a versão beta pública, que de fato pode ser baixada por usuários finais, será disponibilizada em julho.
O lançamento final do iOS 16 para todos os usuários só deve acontecer no final do ano com a apresentação de uma nova geração do iPhone.