O teclado virtual Gboard, do Google, é usado por milhares de pessoas em diferentes modelos de smartphones, mas os consumidores de celulares dobráveis ainda não podem usufruir da solução com todo o seu potencial. De acordo com novos rumores e imagens vazadas, o Google já está desenvolvendo uma versão do teclado para smartphones para dispositivos dobráveis.
Até então, o Gboard não oferece divisão do teclado mesmo em dispositivos com telas grandes, como tablets. Agora, o modo de visão da interface do aplicativo poderá ser dividido (split screen) para melhorar a visualização e o formato de uso em smartphones dobráveis. Abaixo, você confere como ficará o layout da solução.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao ativar a opção, o teclado deve dividir em duas partes, cada uma com cinco colunas de teclas em cada lado. Aparentemente, o Google também duplicará as teclas "G" e "V" em ambos os lados para facilitar a usabilidade — a barra de espaço é a única tecla que continuará percorrendo os dois lados da tela.
O teclado será dividido em duas colunasFonte: Android Police
Tela dividida
Até o momento, o Google ainda não confirmou a informação sobre o desenvolvimento da nova possibilidade no Gboard, mas a tendência é que a novidade chegue logo ao app, já que o layout dividido deve facilitar o uso do teclado em celulares dobráveis. Vale ressaltar que o teclado nativo da Samsung, que é líder no segmento de dispositivos com display flexível, já conta com a possibilidade de ser dividido.
Até o momento, a companhia oferece apenas uma versão destacável do teclado, que permanecerá "flutuando" na área que o usuário achar mais confortável para a digitação. Por enquanto, não há data para o lançamento do recurso — os usuários que acessarem o root do Gboard em dispositivos dobráveis ou tablets podem usar o modo dividido ao ativar alguns sinalizadores do app.
Fontes
Categorias