Mudanças feitas pelo governo federal nas regras dos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) determinam que as empresas disponibilizem a possibilidade de cancelamento dos seus serviços pelo mesmo canal de atendimento no qual foram contratados, inclusive em aplicativos de mensagens. Isso significa que, na prática, serviços contratados por WhatsApp, por exemplo, possam ser cancelados por essa plataforma.
Publicado ontem (2) no Diário Oficial, um novo decreto determina que, a partir de outubro deste ano, qualquer tipo de empresa que ofereça serviços regulamentados pelo poder público ofereça, em seus canais de SAC, uma opção para cancelar serviços no canal em que foram contratados. Isso vale para qualquer tipo de serviço, como planos de saúde; distribuição de água, luz, bancos; passagens aéreas, telefonia e até streaming.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte> nicolagiordano/Pixabay/Reprodução.Fonte: nicolagiordano/Pixabay
Por que o governo federal está permitindo cancelar serviços pelo WhatsApp?
Entre as mudanças introduzidas no SAC pelo governo federal, o cancelamento de serviços via aplicativo de mensagens é uma das principais. A intenção do decreto é diversificar os canais de suporte ao consumidor, hoje restritos ao atendimento telefônico, de forma a incentivar o uso da internet.
No caso do acompanhamento através de aplicativos de mensagens, a nova ordem executiva estabelece que o atendimento à solicitação deve ser resolvido no prazo de sete dias corridos, contados a partir da data do registro feito pelo cliente, com prestação de informações ao consumidor sobre o tratamento da sua demanda.
Além de determinar que a resposta ao consumidor seja clara, objetiva, conclusiva e abrangente, o novo decreto manda que o acesso aos serviços esteja disponível durante 24 horas, nos sete dias da semana. Mas isso não significa o fim do atendimento telefônico, que permanece obrigatório, operando por, no mínimo, oito horas diárias, preservando a opção de contato entre o consumidor e um atendente humano.
Fontes