Apenas uma semana após lançar as pedidas reações de mensagens em um teste beta, o WhatsApp está preparando um novo recurso muito pedido pelos usuários: o compartilhamento de arquivos de mídia de até 2 GB de tamanho. A funcionalidade, ainda em fase experimental, está restrita a testadores que usam o WhatsApp beta para Android na Argentina.
Atualmente, o limite atual para compartilhar arquivos de mídia no aplicativo de mensagens instantâneas é de 100 MB, o que significa que, para arquivos maiores, é necessário “quebrá-los” ou, o que WhatsApp menos deseja, encaminhá-los através de outras plataformas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: WhatsApp/captura de tela pelo WABetaInfo/Reprodução.Fonte: WhatsApp/captura de tela
Quando o WhatsApp permitirá arquivos maiores nos chats?
Alguns rivais do WhatsApp oferecem limites maiores para compartilhamento de arquivos. O Telegram, por exemplo, desde que foi lançado em 2013, permite envios de até 1,5 GB, o que leva muitos usuários e grupos a criar canais no aplicativo apenas para listar arquivos grandes.
É importante lembrar que, embora o recurso de compartilhamento de arquivos até 2 GB esteja em fase de testes em um grupo restrito, isso não é garantia de que o WhatsApp tenha planos imediatos para lançá-lo. Quanto às capturas de tela mostradas acima, que foram tiradas em uma versão para iOS, o WABetaInfo garante que o novo limite também está disponível para "determinados testadores que usam o WhatsApp Beta para Android na Argentina".
Ou seja, ainda não existe uma estimativa para a chegada abrangente do recurso, mas pode ser que a novidade dê as caras futuramente no app.
Fontes