A aguardada função que permite adicionar a carteira de motorista no app Wallet da Apple foi lançada nesta quarta-feira (23) nos Estados Unidos. A novidade chega para os moradores do estado do Arizona, que também podem ter a identidade no iPhone e no Apple Watch.
Com a estreia do recurso, os donos do celular e do relógio inteligente da Maçã que vivem no estado ganham uma praticidade a mais. Na hora de viajar, eles podem apresentar a identidade digital em pontos de verificação da Administração para a Segurança dos Transportes dos EUA (TSA) no Aeroporto Internacional de Phoenix.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Basta aproximar o dispositivo do equipamento de verificação da TSA e usar o Face ID ou Touch ID para permitir a transferência dos dados, sem precisar desbloquear o aparelho. Todas as informações são compartilhadas digitalmente, evitando a utilização dos documentos físicos.
Apresentando os documentos no iPhone.Fonte: Apple/Divulgação
Segundo a Apple, “apenas as informações necessárias para a interação” são enviadas, por meio de um sistema de comunicação criptografada, com o usuário tendo a oportunidade de revisar e autorizar o procedimento antes da conclusão. Uma foto do viajante também é registrada pelo terminal da TSA “para fins de verificação”.
Modelos compatíveis
A carteira de motorista no iPhone, bem como o documento de identificação estadual, podem ser adicionados no iPhone 8 e versões posteriores com iOS 15.4 instalado. No caso do smartwatch, a ferramenta é compatível com o Apple Watch Series 4 ou posterior com watchOS 8.4 ou posterior.
O processo para adicionar os documentos no app Carteira é feito em alguns passos simples, bastando tocar na opção “Carteira de habilitação ou ID estadual” no menu do botão “+” para começar. Na sequência do procedimento de verificação e configuração, o usuário deve tirar uma selfie e digitalizar frente e verso dos documentos, para checagem pelas autoridades estaduais.
A CNH no Apple Watch também foi liberada.Fonte: Apple/Divulgação
Para aumentar a segurança, o usuário deve ainda fazer uma série de movimentos faciais e de cabeça durante a verificação, seguindo as orientações mostradas na tela do gadget.
De acordo com a Apple, os próximos estados a receber a CNH no iPhone são Colorado, Connecticut, Iowa, Maryland, Havaí, Ohio, Georgia, Mississippi, Utah, Kentucky e Oklahoma. O território de Porto Rico também está na lista.