O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de conversas que traz muitos benefícios para pequenas e grandes empresas. Com um conjunto de recursos inteligentes, a plataforma permite automatizar atendimentos, receber pagamentos e até mesmo classificar contatos.
O aplicativo para negócios, assim como a versão comum, é gratuito e pode ser vinculado a contas do Facebook e Instagram — facilitando o acesso ao perfil e permitindo maior interação entre as contas. Confira as principais funções exclusivas do WhatsApp Business, a seguir;
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1. Perfil comercial
O perfil comercial resume as principais informações sobre o seu negócio, como o serviço oferecido, endereço, horário de funcionamento, categoria e uma prévia do catálogo de produtos.
2. Catálogo
O catálogo permite o cadastro de produtos e coleções de produtos, com descrição, valor e imagens. A função pode fazer a diferença para comércios que vendem alimentos, roupas e outros bens de consumo.
Perfil comercial e catálogo (Fonte: WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: WhatsApp Business
3. Mensagens de saudação e de ausência automáticas
O aplicativo dá a opção de definir mensagens de saudação e de ausência automáticas, conforme informações previamente estabelecidas, como o horário de funcionamento, quais contatos devem receber essas mensagens e em quais situações.
É possível definir as mensagens e os parâmetros de envio em “Configurações” e “Ferramentas Comerciais”.
Mensagem de saudação automática (Fonte: WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: WhatsApp Business
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4. Respostas rápidas
As respostas rápidas são um recurso manual que permite o envio de mensagens frequentes através de um atalho. Para usá-las, basta escrever “/” no campo de digitação e as mensagens aparecerão. Para cadastrá-las, entre no menu de “Ferramentas comerciais” no aplicativo.
Atalho para respostas rápidas mais frequentes (Fonte: WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: WhatsApp Business
5. Etiquetas de contatos
As etiquetas são uma maneira simples e prática de identificar rapidamente a situação de um contato. É possível realizar pesquisas direcionadas onde as etiquetas funcionam como um filtro, facilitando o controle dos status dos contatos. Além de ser possível criar, editar e adicionar mais de uma marcação no mesmo usuário.
As etiquetas funcionam como um filtro, permitindo uma pesquisa detalhada de seus contatos (Fonte: WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: WhatsApp Business
6. Mensagem comercial interativa
As mensagens interativas funcionam de maneira automática, dando ao cliente opções de escolha para seguir com o atendimento. São dois tipos de mensagem: resposta através de código/número e os botões de ação (ou “Call to Action”).
Botões interativos influenciam positivamente no fluxo da conversa e na tomada de decisão do cliente. É possível criar o seu próprio template de ação ou utilizar um pronto.
Botões interativos influenciam positivamente no fluxo da conversa e na tomada de decisão do cliente (Fonte: BotsCrew/WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: BotsCrew
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7. Mensagens de produto
As mensagens de produto também são interativas e permitem que a conta comercial envie uma lista de produtos ou um produto específico para que a compra seja realizada sem precisar sair da conversa.
Itens do catálogo podem ser enviados por mensagens, permitindo a venda sem sair da conversa (Fonte: Take Blip Blog/WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: Take Blip Blog
8. Pagamentos na plataforma
A plataforma ainda possui suporte para pagamentos diretos na conversa, sem depender de um produto cadastrado. Para utilizá-lo basta vincular seus dados bancários na conta do WhatsApp Business.
Realize pagamentos sem sair da conversa (Fonte: BotsCrew/WhatsApp Business/Reprodução)Fonte: BotsCrew
O WhatsApp Business recebeu recentemente o primeiro diretor da empresa no Brasil. Guilherme Horn, autor do livro “O Mindset da Inovação”, disse que a versão comercial do app, que visa atender as necessidades de pequenas empresas, possui milhões de usuários no país. Segundo Horn, o WhatsApp “não é apenas como tantas famílias e amigos mantêm contato, é como as empresas querem se relacionar com seus clientes”.
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