Nesta quarta-feira (26), a Xiaomi anunciou a nova versão de sua interface baseada no Android, a MIUI 13. Na apresentação global, durante o anúncio do smartphone Redmi Note 11, a companhia também afirmou que já ultrapassou 500 milhões de usuários ativos mensalmente nos sistemas MIUI.
A nova versão do software tem foco na melhoria da experiência completa dos usuários da marca, oferecendo armazenamento mais rápido, processo de segundo plano mais eficiente, processamento mais inteligente e maior duração da bateria.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais fluido e responsivo
A MIUI 13 tem como um dos destaques o recurso "Liquid Storage", um novo tipo de organização de arquivos capaz de gerenciar a forma como eles são armazenados no celular. Assim, a qualidade de processamento do smartphone continuará quase a mesma por até três anos.
Novidades do MIUI 13Fonte: Xiaomi
“A longo prazo, algumas outras velocidades de leitura e gravação do sistema operacional Android caem em até 50% após 36 meses, enquanto a MIUI 13 retém até 95% - proporcionando aos usuários uma experiência ‘nova’ por mais tempo e prolongando a vida útil do dispositivo”, revela a publicação oficial da Xiaomi.
O sistema também oferece o recurso "Atomized Memory", um método de gerenciamento de memória RAM que eleva a eficiência do dispositivo. Já a funcionalidade "Focused Algorithms" vai permitir alocar o poder do processador de forma inteligente para, assim, oferecer um sistema mais fluido e responsivo.
Otimização de energia e widgets
Outra atualização interessante é o "Smart Balance", um recurso que vai manter o equilíbrio entre o desempenho do sistema e o consumo de energia — a duração total da bateria pode ser estendida em até 10% na MIUI 13.
A companhia também permitirá a personalização de widgets em diferentes tamanhos para os usuários que receberam a atualização. “A barra de tarefas lateral é outra ferramenta de eficiência no MIUI 13, permitindo que você acesse todos os seus aplicativos favoritos em janelas flutuantes com apenas um toque, sem sair do aplicativo atual”, revela a Xiaomi em comunicado.
Barra de tarefas lateralFonte: Xiaomi
Celulares que receberão a MIUI 13
Por enquanto, a companhia chinesa vai atualizar apenas alguns dispositivos da marca para a MIUI 13, mas já no primeiro trimestre de 2022. Confira abaixo a lista revelada pela companhia:
- Mi 11 Ultra
- Mi 11
- Mi 11i
- Mi 11 Lite 5G
- Mi 11 Lite
- Xiaomi 11T Pro
- Xiaomi 11T
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Redmi Note 11 Pro 5G
- Redmi Note 11 Pro
- Redmi Note 11S
- Redmi Note 11
- Redmi Note 10 Pro
- Redmi Note 10
- Redmi Note 10 JE
- Redmi Note 8 (2021)
- Redmi 10
- Xiaomi Pad 5
Fontes