O Google anunciou, nesta terça-feira (25), que deu um fim ao projeto Federated Learning of Cohorts (FLoC). No lugar, para substituir os impopulares cookies, foi apresentado o “Topics”, iniciativa que organiza os portais que as pessoas utilizam de acordo com temas.
Segundo a empresa, a reformulação da iniciativa Privacy Sandbox visa “melhorar a privacidade na web dos usuários, ao mesmo tempo em que fornecemos aos publishers, criadores e outros desenvolvedores as ferramentas necessárias para construir negócios prósperos, garantindo uma web segura e saudável para todos”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Topics mantém a ideia de oferecer ferramentas para vender publicidade direta para os usuários, assim como os cookies garantem. A defesa do Google, desta vez, é que o novo recurso anonimiza mais as informações de quem usa os sites.
De acordo com a gigante da tecnologia, terá início hoje um processo de colaboração da empresa com todo o ecossistema, incluindo sites, anunciantes e usuários. A ideia é disponibilizar a API do Topics no final do primeiro trimestre deste ano.
Como funcionam os Topics?
Ao contrário dos cookies, que guardam informações do gênero, idade, locais e várias outros dados dos usuários, o Topics separa a navegação a partir de temas como “Fitness”, “Automóveis”, “Livros e Literatura”, “Música de rock”, “Esportes em equipe” e “Viagem e transporte”, por exemplo. Ao todo, são mais de 300 categorias, e sites que não estão listados terão a temática definida por machine learning de acordo com o nome do domínio.
À esquerda estão os cookies de terceiros e à direita os Topics do Google
A API começa a funcionar assim que a pessoa acessa um site com suporte ao recurso. Quando a página oferecer essa possibilidade, ela compartilhará três Topics que o usuário está interessado, uma para cada uma das 3 últimas semanas.
O site poderá compartilhar essa informação com anunciantes para decidir quais publicidades serão mostradas ao usuário. Segundo o Google, os Topics são mantidos salvos por 3 semanas e depois são apagados automaticamente. Os arquivos são selecionados no próprio dispositivo da pessoa e não envolve nenhum servidor externo, incluindo os do Google.
“Quando você visita um site participante, os Topics selecionam apenas três temas, um Topic de cada uma das últimas três semanas, para compartilhar com o site e seus parceiros de publicidade. Os Topics permitem que os navegadores forneçam transparência e controle significativos sobre esses dados e, no Chrome, estamos criando controles de usuário que permitem que você veja os Topics, remova os que não gostar ou desative o recurso completamente”, diz trecho da postagem da gigante de Mountain View sobre o assunto.
Fontes
Categorias