Na última sexta-feira (21), o site Windows Central publicou uma reportagem apresentando um vídeo com a versão inicial do sistema operacional Andromeda OS, cancelado pela Microsoft. Originalmente, o software estava sendo desenvolvido para o tablet Surface Duo, contudo, a versão exibida está rodando em um smartphone Lumia 950.
O sistema era uma versão especial do Windows para dispositivo de duas telas, mas foi cancelado antes de ser finalizado. O vídeo tem 15 minutos e exibe o software rodando pela primeira vez e, logo de cara, é possível visualizar que a Cortana está integrada à tela de bloqueio.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Tablet ou smartphone?
Apesar de o Lumia 950 não ser o dispositivo ideal para o Andromeda OS, a própria Microsoft usou o smartphone em testes internos — os aplicativos são exibidos em um tipo de tela dividida emulada pelo sistema, ou na clássica tela cheia.
“A razão pela qual estamos usando um 950 aqui é porque a Microsoft realmente os usou para ajudar a desenvolver o sistema operacional Andromeda internamente, então existem imagens 'oficiais' do sistema operacional para esse dispositivo”, foi revelado na publicação.
Outro recurso bastante interessante é a possibilidade de fazer anotações na tela de bloqueio do dispositivo — aparentemente, não é necessário iniciar nenhum modo especial, o usuário poderia pegar a caneta do Surface e começar a escrever.
É importante destacar que a versão final não foi concluída, então, as imagens exibidas no vídeo são de uma versão inacabada do software.
Fontes
Categorias