Alexa propõe desafio letal à menina de 10 anos e viraliza

1 min de leitura
Imagem de: Alexa propõe desafio letal à menina de 10 anos e viraliza
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Com diversas funcionalidades, a Alexa, assistente virtual da Amazon, já virou braço direito de muita gente desde que foi lançada. Além dos recursos mais conhecidos como timer e player de músicas, a IA também é utilizada em momentos de descontração, sugerindo brincadeiras e desafios para os usuários.

Foi em um destes momentos em que a IA sugeriu um desafio polêmico a uma garota de 10 anos e levantou discussões nas redes sociais. Segundo Kristin Livdahl, mãe da criança, ao pedir um desafio ao Echo Dot da família, a filha de 10 anos recebeu a seguinte resposta:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Aqui está um que achei na internet. Segundo o site ourcommunitynow.com, o desafio é simples: conecte um carregador de celular na metade do caminho a uma tomada e, em seguida, encoste uma moeda nos pinos expostos", sugeriu Alexa. O desafio resultaria em um choque mortal na criança além, é claro, da possibilidade de um incêndio.

“Eu estava bem ali e gritei: 'Não, Alexa, não!' como se fosse um cachorro", lembrou Livdahl. Já se sabe que a IA pesquisa respostas na internet, mas a curadoria do conteúdo — ou a falta dela — assustou os usuários. "Você tem que desabilitar a configuração 'matar meu filho'", ironizou um usuário no post.

Problema corrigido

Após a repercussão do post, a Amazon informou que agiu rapidamente para corrigir o problema da IA. "A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e a Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes",  disse um porta-voz da Amazon ao Indy100.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.