Depois de liberar o Android 12 em outubro, o Google parece estar de olho nas telas grandes. De acordo com uma retrospectiva anual divulgada na segunda-feira (20), no Canal Dev do Chrome OS, “considerando apenas os Chromebooks, o número de usuários engajados com aplicativos Android cresceu 50%” no último ano.
A métrica Chromebook YoY (ano a ano) é usada pela empresa para avaliar notebooks que utilizam o sistema operacional do Google – o Chrome OS – e "se engajaram com aplicativos Android" no período 2020-2021. Em maio, cita a postagem, o uso do sistema operacional cresceu 92% em relação ao ano anterior, o que representa “cinco vezes a taxa do mercado de PCs”, ou seja, concorrendo com Windows, macOS e Linux.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Chrome)s Cana Dev/Divulgação.Fonte: ChromeOs Canal Dev
O que diz a retrospectiva anual do Google?
A postagem do Canal Dev serviu também para o Google mostrar uma espécie de recapitulação do que tem feito para melhorar a experiência do Android no Chrome OS:
- Lançamento do Android 11: “Atualização constante de todos os Chromebooks para oferecer suporte ao Android 11”;
- Aprimoramento da janela de aplicativos Android: no Chrome 93+ com Android 11, "aplicativos feitos para celular” são bloqueados em uma janela do tamanho de um telefone ou tablet, com uma "pílula redimensionável" na barra superior;
- Compartilhamento por aproximação em apps Android: disponibilizado no Chrome 96+, tanto com Android 9 como na versão 11;
- Biblioteca de stylus de baixa latência: “A API minimiza a latência, renderizando os traços da caneta diretamente através do compositor de hardware e prevendo onde a próxima parte do traço será desenhada”.
A retrospectiva se encerra com uma declaração dos desenvolvedores: "nossa prioridade é encontrar maneiras de oferecer melhores experiências para cada usuário. Continuaremos lançando orientações e ferramentas fáceis de usar em 2022".
Fontes
Categorias