Chamar um Uber pelo WhatsApp? Isso é possível em novo teste do app

1 min de leitura
Imagem de: Chamar um Uber pelo WhatsApp? Isso é possível em novo teste do app
Imagem: Uber

O Uber anunciou na manhã desta quinta-feira (2) que está iniciando o lançamento de um recurso que permitirá aos seus usuários a opção de reservar uma viagem utilizando os serviços de um chatbot da empresa no WhatsApp. Isso significa que os passageiros não precisarão mais baixar o app do Uber, pois todas as tarefas do processo, como registro, reserva e recibos de viagem, serão disponibilizados pelo bot do "Zap".

A programação prevê que o serviço esteja disponível, neste primeiro momento, apenas na cidade indiana de Lucnau, no estado de Utar Pradexe. Em seguida, o teste se estenderá até a capital Nova Delhi, chegando a todos os locais da Índia em 2022. Ao introduzir o serviço aos poucos, mas em cidades com grandes populações, a empresa espera ter tempo para avaliar o funcionamento do sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Uber/Divulgação.Fonte: Uber/Divulgação.Fonte:  Uber 

Como pedir um Uber pelo WhatsApp?

Para pedir uma viagem pelo Uber através do bot, os passageiros terão três opções após abrir o WhatsApp: enviar mensagens para o número da conta comercial do Uber, escanear um QR Code ou clicar em um link para abrir diretamente um bate-papo no Uber WhatsApp. Feito isso, basta fornecer os locais de embarque e desembarque, para receber a tarifa da viagem e o horário previsto da chegada do motorista.

Em seu blog, a empresa explica que "os passageiros têm os mesmos recursos de segurança e proteções de seguro que aqueles que reservam viagens diretamente pelo aplicativo". Isso significa também receber o nome do motorista e da placa do veículo, conseguir rastrear sua localização a caminho do ponto de embarque, e falar com o motorista, caso necessário, através de um número "mascarado".

Para os condutores, a atualização não acrescenta nenhuma novidade, pois eles continuarão usando normalmente o Uber Driver. Por enquanto, o chatbot do Uber só se comunica em inglês, mas a empresa adicionará em breve, além do hindi, diversos outros idiomas falados naquele país.

Apesar do teste inicial ocorrer somente na Índia, existe a chance da novidade chegar ao Brasil futuramente. Afinal, o país conta com uma grande base de usuários do WhatsApp e frequentemente recebe testes exclusivos de ambos os apps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.