Após receber uma multa recorde de 225 milhões de euros (o equivalente a R$ 1,4 bilhão na cotação do dia), aplicada pelos reguladores europeus em setembro, o WhatsApp mudou sua política de privacidade na região. Com as novidades anunciadas na segunda-feira (22), o app torna algumas normas mais transparentes.
Segundo a Meta, proprietária do aplicativo de mensagens, as alterações levaram a uma reorganização e acréscimo de detalhes, tornando as regras mais claras para quem vive na União Europeia e no Reino Unido. Vale lembrar que elas já eram diferentes ali das encontradas no resto do mundo.
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Os responsáveis pelo mensageiro ressaltaram que os ajustes não mudam nada nos processos e acordos com os usuários. Dessa forma, eles não serão obrigados a concordar com nenhum termo nem tomar qualquer atitude para continuar a utilizar o WhatsApp.
As alterações tornaram as normas sobre a coleta de dados mais transparentes.Fonte: Shutterstock
Essa nova política de privacidade entra em vigor imediatamente no território europeu, mas não significa que a empresa tenha concordado com a multa. Apesar de atender às determinações dos reguladores, a Meta vai recorrer da sanção aplicada por acreditar que já estava alinhada com as obrigações de transparência antes da punição.
Maior clareza sobre a coleta de dados
Segundo investigações da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC), o mensageiro não era claro a respeito da coleta e utilização dos dados dos usuários. A partir de agora, a plataforma explicará melhor como essas informações são armazenadas e utilizadas.
Esclarecimentos sobre o envio de dados para outros países e a forma como eles são protegidos também acabaram incluídos nos regulamentos do serviço. Houve ainda o acréscimo de explicações relacionadas aos dados compartilhados com empresas que vendem pelo app.
As mudanças foram uma exigência do DPC. O órgão é o principal regulador de privacidade da União Europeia para a Meta, uma vez que as operações da companhia no continente são baseadas na capital irlandesa.