Apesar de não divulgar oficialmente os dados sobre a distribuição oficial das versões do Android, a Google ainda disponibiliza essas informações de forma indireta ao indicar a porcentagem de aparelhos que acessam o Android Studio.
E os dados mais recentes para desenvolvedores foram liberados, confirmando que a plataforma ainda é fragmentada e segue liderada por uma versão com dois anos de idade. Entretanto, ela agora ao menos apresenta uma concentração de setor menos dispersa em atualizações muito antigas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segue o líder
Segundo o site 9to5Google, o Android 10, lançado em 2019 e chamado também de "Q", é o presente na maioria dos dispositivos no mercado (26,5%). Essa atualização é considerada o Android de adoção mais rápida da história.
A distribuição das versões do Android em novembro de 2021.Fonte: 9 to 5 Google
Ele é seguido de perto pelo sucessor Android 11 (ou "R"), com 24,2%, e o Android Pie (9.0), com 18.2%. Recém-lançado e bastante reduzido a alguns dispositivos, o Android 12 ainda não aparece no gráfico em sua versão estável.
Edições já bastante antigas do Android, como KitKat (1,4%) e Jelly Bean (0,6%) ainda aparecem no gráfico, mas apresentam porcentagens cada vez menores.
Fontes
Categorias