A Microsoft anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento do Windows 11 SE, sistema operacional voltado para o mercado educacional. Focado especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio, Windows 11 SE deve ser mais intuitivo e fácil de mexer. Segundo a empresa, o SO foi projetado para atender às observações de professores e profissionais de TI das escolas.
O que muda?
O Windows 11 SE será totalmente focado em armazenamento em nuvem e todas as atividades dos alunos do OneDrive serão sincronizadas e salvas nos documentos mesmo offline. Ou seja, os estudantes que não tiverem internet em casa não serão prejudicados. Assim, os aplicativos do Office, incluindo Word, Excel, PowerPoint, OneNote e OneDrive estão disponíveis para uso offline como parte da licença de uso do Microsoft 365.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No novo sistema operacional, todos os aplicativos são abertos automaticamente em tela inteira de forma padrão. O Snap Layouts, porém, ainda poderá ser utilizado pelo usuário, mas com apenas dois aplicativos por vez.
Por outro lado, o Windows 11 SE também perdeu alguns recursos e serviços, como o painel Widgets, a Microsoft Store e até a opção “Este PC” no Explorador de Arquivos por padrão.
Surface Laptop SE
Além do lançamento do Windows 11 SE, a Microsoft aproveitou para anunciar o Surface Laptop SE, computador também voltado para o mercado educacional. Com processador N4020 Celeron da Intel e combinações com 4 GB e 8 GB de RAM, além de 64 GB ou 128 GB de armazenamento, o dispositivo terá um display de 11,6 polegadas, que rodará em resolução de 1366 x 768. A expectativa da empresa é concorrer diretamente com os Chromebooks do Google.
O Surface Laptop SE será vendido exclusivamente para escolas pelo valor de US$ 249 (aproximadamente R$ 1.365, na conversão atual).
Fontes
Categorias