O Google anunciou nesta sexta-feira (5) uma nova opção de voz para o Google Assistente no Brasil. Segundo a empresa, a expectativa é que a novidade garanta mais diversidade e inclusão aos usuários que utilizarem o assistente virtual. Isso porque as opções de vozes serão classificadas em cores (vermelho ou laranja), em vez de classificar o gênero.
A iniciativa tem o intuito de evitar o "reforço de rótulos ou estereótipos que costumam ser associados a assistentes virtuais". A nova voz foi desenvolvida com a tecnologia WaveNet, criada pela DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet. A companhia afirma que, por se tratar de uma rede neural geradora de ondas sonoras, a "voz" é capaz de criar falas mais realistas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"O objetivo do Assistente é ser uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia", explica Maia Mau, Head de Marketing do Google Assistente na América Latina.
Como ativar
Os usuários poderão testar o novo Assistente com as seguintes ativações:
"OK, Google, mudar a voz do Assistente."
"OK, Google, quem é você?"
"OK, Google, quem criou a sua voz?"
"OK, Google, descreva sua personalidade."
Vale lembrar que os comandos acima são voltados para smartphones e tablets. Já em caixas de som inteligentes, o usuário será encaminhado para mudar as configurações no app Google Home. Basta acessar o aplicativo, clicar em Foto do Perfil, escolher a opção Configurações do Assistente e por fim, Voz do Assistente.
Clique aqui para conferir a nova voz do Google Assistente.
Smart Speaker Google Home Mini
O Google Home Mini foi a primeira geração de alto falante da firma. Possui alto falante estéreo, bateria recarregável, 3 microfones com redução de ruído e rádio.
Categorias