O Google revelou mudanças de design do navegador Chrome em seu canal de testes Canary para se ajustar à nova estética do Windows 11, que chega em 5 de outubro. No entanto, as novidades também estão disponíveis para clientes no sistema atual da Microsoft.
As alterações são sutis, sendo que as bordas do menu de sobreposição estão arredondadas e as sombras projetadas pelas janelas são mais evidentes. Esta mudança no serviço foi originalmente observada pelo usuário do Reddit LeoPeva64 no repositório de análises Chrome Gerrit no dia 28 de setembro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Menu de sobreposição atualizadoFonte: Reprodução/Tecmundo
Apesar da alteração inicial, o material translúcido Mica não está presente. A linguagem de design, que será utilizada no novo sistema operacional, aproxima os temas dos aplicativos com o plano de fundo do usuário.
Material Mica no Microsoft Edge do Windows 11 para comparaçãoFonte: Reprodução/WindowsLatest
A janela de personalização e controle no canto superior direito da interface sofreu as mesmas mudanças. Dito isso, a nova aparência não é perceptível em elementos como o menu de favoritos e a janela de compartilhamento.
Novo menu de personalização e controleFonte: Reprodução/Tadeu Mattos
O portal Windows Latest afirma que a atualização também aumentou o nível de transparência dos cartões que aparecem quando o cursor passa por cima de abas, mas não identificamos a alteração em nosso teste no sistema operacional vigente. O site também especula que atualizações mais significativas no navegador estão a caminho.
Vale ressaltar que a Microsoft já afirmou que mudanças como as bordas arredondas e o material Mica não afetarão a performance do computador.
E como ter acesso?
Para habilitar a iniciativa, instale a versão mais recente do Google Chrome Canary e acesse a página de experimentos escrevendo o comando "chrome://flags/" na barra de pesquisa.
Nova aparência na página de experimentosFonte: Reprodução/Tadeu Mattos
Em seguida, habilite o "Windows 11 Style Menus". Caso o interessado não esteja com o novo SO, utilize a opção "All Windows Versions". Por fim, reinicie o navegador.
Fontes
Categorias