Um bug encontrado no iOS 15 e no iPadOS 15 está avisando usuários que ainda possuem muito armazenamento interno livre de que o aparelho já está com o espaço lotado ou quase próximo do limite.
Diversos relatos em redes sociais e nos fóruns de suporte da Apple trazem a mesma história: uma notificação que não pode ser resolvida e que traz o alerta de falta de armazenamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
@AppleSupport Hey, upgraded to ios15 and getting storage almost full notification when there is more than 10GB space available? A bug I’d presume? Is there a way to fix this pic.twitter.com/EZ81OljR52
— Ishan Prakash (@ishanprakash) September 21, 2021
Entretanto, ao conferir de perto o que está acontecendo, os usuários confirmam que ainda há bastante espaço disponível. Aparentemente, esse é apenas um erro de cálculo e não prejudica o desempenho dos aparelhos, mas o aviso é considerado irritante por parte de quem registrou a reclamação — especialmente porque a notificação não pode ser removida do campo de Ajustes.
Mais espaço que o normal
Em outros casos relatados, o erro de cálculo é ainda maior: o iOS 15 exibe que o espaço disponível na memória interna é maior do que a capacidade verdadeira do aparelho (como ter 172 GB livres em um dispositivo de 128 GB e ainda acusar que nada foi utilizado no armazenamento, como mostra o tweet abaixo).
@AppleSupport Hey. What’s going on here? How can my available storage be more than my capacity? Also showing “zero” storage used… iOS 15. pic.twitter.com/5819zGuUqi
— Angelo Campher (@Angelo_Campher) September 22, 2021
A Apple, por enquanto, não se pronunciou sobre o caso, mas pode lançar uma atualização em breve para corrigir as falhas — antes mesmo do iOS 15.1, que recentemente entrou em fase de testes. Por enquanto, tentar reiniciar o dispositivo parece ser a única recomendação, mas sem qualquer garantia de que isso resolva o erro.
Como identificou o site BGR, relatos a respeito foram registrados desde agosto deste ano, mas se intensificaram com a chegada do novo sistema operacional.
Fontes
Categorias