Nesta segunda-feira (20), a Nvidia lançou um novo driver para o Windows 10 e seu futuro sucessor, o Windows 11. A novidade adiciona 28 títulos à lista de jogos compatíveis com a tecnologia proprietária Deep Learning Super Sampling (DLSS), que garante qualidade e maior desempenho gráfico ajustando a resolução utilizada durante as sessões.
Com a chegada dos novos títulos, a Nvidia reúne mais de 100 jogos com suporte oficial ao DLSS. O repentino aumento na compatibilidade se dá graças à adição de um plugin para a plataforma de desenvolvimento Unreal Engine 4, facilitando o processo de implementação do recurso para os programadores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Entre os principais novos jogos que receberão a novidade, conforme destaca a Nvidia, estão a remasterização de Alan Wake e os lançamentos INDUSTRIA e Severed Steel. Segundo a empresa, o desempenho nas maiores configurações gráficas, em alguns casos, poderia até dobrar na resolução 4K — o que garante, em teoria, 60 quadros por segundo em qualquer GPU RTX.
Confira o gráfico ilustrando os ganhos oferecidos pela tecnologia:
Desempenho de Alan Wake Remastered com DLSS, da Nvidia. (Fonte: Nvidia / Reprodução)Fonte: Nvidia
Além do DLSS, alguns jogos também receberão o suporte para o Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA), que oferece maior qualidade através de processos de antisserrilhamento por inteligência articifial (IA). A novidade foi testada em alguns servidores de Elder Scrolls Online e agora chegará para INDUSTRIA, que possui lançamento previsto para o próximo dia 30 de setembro.
Ao contrário do DLSS, o DLAA prioriza a maior qualidade ao invés de desempenho e, por este motivo, é recomendado para os usuários com "potência de GPU" de sobra. Para obter a novidade, basta efetuar o download do novo driver da Nvidia, de número "472.12", diretamente pelo GeForce Experience ou pelo site oficial da empresa.
Categorias